A Justiça do Trabalho de Sergipe lança nos próximos dias o Projeto 'Cidadão do Futuro'. O objetivo, segundo a atual administração do Tribunal, é mostrar aos estudantes do ensino médio, das escolas públicas estaduais e municipais, o funcionamento do TRT e como atuam desembargadores, juízes e servidores. "Temos observado a necessidade de uma maior integração do Judiciário com a comunidade. Além disso, queremos que os alunos conheçam as atividades por nós desenvolvidas. A idéia é despertar neles o interesse pela carreira jurídica", explica a coordenadora do projeto, Gilvânia Oliveira de Rezende.

Possibilitar o acesso a livros didáticos também está entre os objetivos do Projeto 'Cidadão do Futuro'. Para tanto, o Tribunal realizará interna e externamente campanha de arrecadação de livros. Todo material conseguido será distribuído com as oito escolas públicas participantes. "Sabemos das dificuldades enfrentadas por esses alunos para acesso a livros didáticos. Acreditamos que essa arrecadação e posterior distribuição vai ajudar de alguma forma esses estudantes", afirma Gilvânia.

Cada escola pública, municipal e estadual participante, vai eleger um monitor para acompanhar o recebimento e distribuição dos livros. A idéia é que seja organizado o chamado 'Clube do Livro', onde todos devem ter acesso aos livros doados. "Queremos despertar a consciência crítica nesses estudantes. Lembrá-los que são capazes e podem alcançar uma carreira jurídica ou qualquer outra, basta que estudem e tenham força de vontade", completa a coordenadora. Os estudantes farão ainda visitas ao Tribunal, ao Fórum Dantas do Prado e as seis Varas do Trabalho lá instaladas, além do prédio aonde funciona o Serviço Administrativo.

Cartilha

Durante a distribuição dos livros didáticos, os estudantes irão receber também a 'Cartilha do Trabalhador em Quadrinhos'. Produzida pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, a cartilha, numa linguagem simples e atrativa, tem servido de instrumento de informação e conscientização sobre os direitos básicos dos trabalhadores.

Av. Carlos Rodrigues da Cruz, s/nº - Capucho - CEP: 49081-015

Centro Administrativo Gov. Augusto Franco - Aracaju/SE

CNPJ 01.445.033/0001-08