Trinta e cinco alunos do Colégio Estadual Santos Dumont conheceram na tarde de hoje (02/05) a Justiça do Trabalho de Sergipe. A visita faz parte do Projeto Cidadão do Futuro, que pretende mostrar aos estudantes do ensino médio, das oito escolas públicas estaduais e municipais participantes, o funcionamento do TRT e como atuam desembargadores, juízes e servidores.

Os estudantes foram recebidos pelo diretor-geral de Coordenação Judiciária, Joelson da Conceição Lisboa, que os levou a Sala de Sessões do Pleno para acompanhar os trabalhos realizados durante uma sessão. "Sejam bem-vindos ao Tribunal Regional do Trabalho. Estamos felizes e honrados com a presença de cada um de vocês. Esperamos que esse momento sirva para aproximá-los ainda mais da Justiça", disse Joelson.

A professora de Literatura Rosana Caldas Pacheco acompanhou os estudantes do 3º Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Santos Dumont. Rosana considerou o projeto interessante e fez elogios à iniciativa do Tribunal. "Os alunos não conhecem muito o funcionamento da Justiça. Acredito que essa idéia vai despertar o interesse pelo assunto. Outro aspecto positivo é o primeiro contato deles com a questão dos direitos e deveres dos trabalhadores', comentou Rosana. 

Durante a sessão, presidida pela desembargadora Maria das Graças Monteiro Melo, os estudantes souberam dos papéis desenvolvidos pelo TRT e pela Procuradoria Regional do Trabalho de Sergipe. "O MPT-SE tanto atua no 1º grau, como também acompanha o julgamento em 2º grau", esclareceu o procurador-chefe Mário Luiz Vieira Cruz. O desembargador Federal do Trabalho Eliseu Pereira do Nascimento pediu a palavra para explicar as atribuições do Tribunal. "Fazemos aqui uma revisão das sentenças já proferidas pelos juízes de 1º grau", disse. Após a visita, os alunos foram ao Fórum Dantas do Prado conhecer o funcionamento das Varas do Trabalho de Aracaju.
 

Av. Carlos Rodrigues da Cruz, s/nº - Capucho - CEP: 49081-015

Centro Administrativo Gov. Augusto Franco - Aracaju/SE

CNPJ 01.445.033/0001-08