Representantes do Getrin-20 (Grupo de Trabalho Interinstitucional da 20ª Região/Sergipe), reuniram-se no último dia 16/06, com o reitor do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Ailton Ribeiro de Oliveira, para propor a celebração de parceria entre o Getrin e o IFS, objetivando viabilizar o desenvolvimento de atividades de educação na área de saúde e segurança do trabalho.

Segundo o procurador federal Célio Rodrigues da Cruz, uma das metas do grupo é buscar o desenvolvimento de políticas públicas na área da educação para aumentar as possibilidades do trabalho seguro mediante aplicação da ciência a favor da preservação da saúde e segurança do trabalhador.

Para o desembargador do trabalho, Jorge Antônio Andrade Cardoso, é preciso mudar a cultura das empresas e dos trabalhadores em relação aos acidentes de trabalho. “Sabemos que a observância das NR's (Normas Regulamentadoras) gera custos, que na verdade devem ser encarados como investimentos. Mas o acidente de trabalho gera custos ainda maiores, a exemplo das indenizações e custas dos processos trabalhistas, sem contar com o prejuízo para a vida do trabalhador”, ressalta.

De acordo com o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Sergipe, Raymundo Lima Ribeiro Júnior, além de contribuir para a formação de profissionais ligados à área da saúde e segurança do trabalho, busca-se também que novas tecnologias sejam desenvolvidas e aplicadas para proporcionar melhores condições de saúde e segurança do trabalho, além do controle dos riscos ocupacionais, a cargo do empregador, pois o quadro atual de acidentes de trabalho no Brasil precisa ser alterado.

O Instituto Federal de Sergipe mostrou-se muito receptivo com a iniciativa do Getrin e informou que a disciplina de saúde e segurança do trabalho já é ministrada por professores da área para os cursos de nível técnico, além de o Instituto contar com um curso técnico de segurança do trabalho. Ao final da reunião, foi formado um grupo de trabalho que definirá calendário para execução da parceria.

Getrin

Instituído em 2012, o Grupo de Trabalho Interinstitucional tem como objetivo contribuir com a implementação de políticas públicas na área de saúde e segurança do trabalho, promover o diálogo com a sociedade, envolvendo instituições públicas e privadas. Em Sergipe, o grupo é formado por representantes do Ministério Público do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho, Advocacia Geral da União, Ministério do Trabalho e Emprego e Instituto Nacional do Seguro Social.

Fonte: MPT

Av. Carlos Rodrigues da Cruz, s/nº - Capucho - CEP: 49081-015

Centro Administrativo Gov. Augusto Franco - Aracaju/SE

CNPJ 01.445.033/0001-08