O Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) iniciou sua 7ª Reunião Ordinária de 2017, na manhã desta quarta-feira (25/10), no Plenário do TRT9-PR, em Curitiba. O desembargador James Magno Araújo Farias, presidente do Coleprecor e do TRT16-MA, fez a abertura da reunião, agradecendo a acolhida nas calorosas terras curitibanas e destacando a participação, nesta reunião, dos diretores-gerais e dos secretários das corregedorias e das gestões estratégicas dos regionais, que se reunirão para traçar as metas estratégicas da Justiça do Trabalho para 2018. O desembargador disse também que o Coleprecor está em júbilo com a nomeação do desembargador Breno Medeiros (presidente do TRT18-GO) para o cargo de ministro do Tribunal superior do Trabalho (TST), convidando a todos para saudá-lo com uma salva de palmas.

Sobre a retomada dos ataques à Justiça do Trabalho com ameaças à sua extinção, James Magno ponderou: “Depois da tempestade do ano passado, é tempo de nos prepararmos novamente para o que virá no próximo ano. Digo isso pela ameaça de extinção da Justiça do Trabalho, comparada a uma jabuticaba. Nosso modelo é sofisticado, como os de grandes nações desenvolvidas. Neste momento, é importante que estejamos unidos para que, em 2018, mostremos a importância da Justiça do Trabalho num país com mais de 13 milhões de desempregados, trabalho infantil, trabalho escravo… Teremos que mostrar a toda a sociedade que a Justiça do Trabalho é essencial para o desenvolvimento social do país. Usemos o slogan da campanha do Coleprecor, ‘Justiça, nosso trabalho’.”

As desembargadoras Maria de Lourdes Leiria (corregedora regional do TRT12-SC) e Maria Beatriz Theodoro Gomes (presidente e corregedora regional do TRT23-MT), respectivamente, vice-presidente e secretária-geral do Coleprecor, assim como o presidente e o corregedor do TRT paranaense, desembargadores Arnor Lima Neto e Ubirajara Carlos Mendes, respectivamente , acompanharam o presidente na abertura oficial da reunião.

Em seguida, o Chefe do Cerimonial do TRT anfitrião, Marcos Zaniol, exibiu o vídeo “Segurança nos Auditórios 2017”, e o presidente regional, desembargador Arnor Lima, falou de sua alegria em receber o Coleprecor, iniciando com a citação de Fernando Pessoa: “O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”. Referindo-se ao término de sua gestão no TRT9, no próximo dia 1º de dezembro, destacou que “se pudesse continuar presidente do Tribunal, seria para continuar convivendo com os colegas no Coleprecor”.

O desembargador também lembrou os 30 anos do Coleprecor, que se completam no mês que vem, assim como as intensas e frequentes atividades e reuniões conduzidas nesta gestão pelo presidente James Magno, a quem cognominou “O Sereno”, ao lado das desembargadoras Maria de Lourdes e Maria Beatriz, todos infatigáveis no desempenho de suas funções à frente do Colegiado. Ele agradeceu a todos que aceitaram o convite para vir a Curitiba e colocou o TRT9 de portas abertas sempre que quiserem retornar. Finalizou, citando Rubens Alves, ao dizer que a ostra, para fazer uma pérola, precisa ter dentro de si um grão de areia que a faça sofrer, numa analogia ao comparar o grão de areia à dor causada pelos ataques como “um incentivo para mostrarmos a pérola que a é a Justiça do Trabalho”, concluiu.

Arnor Lima distribuiu aos membros do Coleprecor a obra “Catálogo Seletivo de Autos Judiciais – Inventário dos Anos de 1934-1951”, primeiro volume de uma série que reúne extrato representativo do acervo processual da Justiça do Trabalho do Paraná ao longo de 18 anos da primeira metade do Século XX. A obra é uma iniciativa da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos, executada pelos servidores da Coordenadoria de Gestão Documental, Arquivo e Memória e da Seção de Memória do TRT9, com auxílio de colaboradores externos.

A reunião prosseguiu, durante a manhã, com a apresentação “A Experiência do TRT23-MT com o Wiki PJe”, pelo juiz auxiliar da Presidência daquele Regional, Plínio Gevezier Podolan. Após, foi realizada a eleição dos novos dirigentes do Colegiado, presidente, vice-presidente e secretário-geral, para o exercício 2018, respectivamente, desembargadores Wilson Fernandes (presidente do TRT2-SP), Paulo Sérgio Pimenta (corregedor do TRT18-GO) e Samuel Hugo lima (corregedor do TRT15-Campinas).

À tarde, a reunião foi retomada com a reunião setorial dos corregedores regionais com a apresentação “Wiki Regional de Procedimentos e Fluxos de Trabalho Primeira Instância”, pelo secretário da Corregedoria do TRT15-Campinas, Vlademir Nei Suato. Prosseguirá, ainda, com a discussão do Comitê Gestor da Estratégia da Justiça do Trabalho acerca das “Metas da Justiça do Trabalho para 2018”.

Amanhã (26/10), pela manhã, a reunião será reiniciada.

Para acessar a pauta completa, clique aqui.

Fonte: Coleprecor

Av. Carlos Rodrigues da Cruz, s/nº - Capucho - CEP: 49081-015

Centro Administrativo Gov. Augusto Franco - Aracaju/SE

CNPJ 01.445.033/0001-08