O programa Conciliando dessa semana destaca uma entrevista com a secretária-geral da Comissão Nacional de Promoção à Conciliação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), desembargadora Ana Paula Tauceda, sobre a primeira audiência pública organizada pelo CSJT para debater acordos trabalhistas extrajudiciais e a normatização do funcionamento da jurisdição voluntária trabalhista.

Os Tribunais Regionais do Trabalho da 13ª Região (TRT-PB) e da 8ª Região (TRT-PA/AP) foram destaque no Giro da Conciliação, eles já estão se preparando para a 12ª Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As Varas do Trabalho no Pará e no Amapá estão realizando um levantamento dos principais devedores e litigantes para verificar a possibilidade de acordo. No TRT da 13ª Região, os cinco dias foram divididos em pautas temáticas. Além disso, as Varas do Trabalho de João Pessoa e os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) terão cinco horários disponíveis por dia ou tema.

Outro destaque do Giro da Conciliação foi o Cejusc de Natal, que celebrou mais de 50 acordos em processos da recém-criada 12ª Vara do Trabalho, localizada na mesma cidade. Entre vários casos conciliados, uma audiência entre um tio e sobrinho se destacou porque terminou em lágrimas e abraços.

Na Dica do Dia, o juiz do Trabalho Rogério Neiva explica se pode ser estabelecida para o mediador uma quantidade mínima de acordos a serem fechados por dia.

O Conciliando é uma produção da Comissão Nacional de Promoção à Conciliação, ligada à Vice-Presidência do CSJT, em parceria com a Rádio TST. O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 16h30, na Rádio Justiça (104.7 FM), com reprise aos sábados e domingos às 9h30. O programa também pode ser acessado pelo site http://www.csjt.jus.br/programa-conciliando.

Fonte: CSJT

Av. Carlos Rodrigues da Cruz, s/nº - Capucho - CEP: 49081-015

Centro Administrativo Gov. Augusto Franco - Aracaju/SE

CNPJ 01.445.033/0001-08