A coleta da prova oral é o tema que marca o segundo dia do XIV Curso Intensivo de Formação Continuada para Magistrados, promovido pela Escola Judicial do TRT da 20ª Região. A palestra é ministrada por Oscar Marcelo Silveira, agente da Polícia Federal.

Saber ouvir as pessoas durante uma audiência é, segundo ele, uma das funções mais importantes do magistrado, especialmente daquele que atua na Justiça do Trabalho.

“Por conta do princípio do império do fato, que é utilizado no processo do trabalho, o mais importante é a oitiva das pessoas. Para tudo que fazemos na vida, nós precisamos ter um método, senão as coisas nos surpreendem, não conseguimos uma efetividade. Os magistrados já possuem a sua própria forma de ouvir as pessoas, portanto, o que eu trarei hoje são técnicas que buscam otimizar essa oitiva, com métodos consistentes e embasados na ciência”, explica.

A obtenção da colaboração durante uma oitiva, o respeito à proxêmica, como saber ouvir e perguntar, técnicas de identificação de inverdades, mentiras e verdades são alguns dos aspectos abordados.

“Eu leciono em todos os TRT's e julgo que esse é um tema fundamental. Vejo que as Escolas Judiciais estão imbuídas em capacitar os seus alunos magistrados nesse sentido”, concluiu.

O evento segue até a sexta-feira, 10/11, proporcionando o aprimoramento dos conhecimentos técnicos e científicos dos magistrados.

Fotos: Jamisson Souza

Av. Carlos Rodrigues da Cruz, s/nº - Capucho - CEP: 49081-015

Centro Administrativo Gov. Augusto Franco - Aracaju/SE

CNPJ 01.445.033/0001-08