Características da pesquisa

  1. Não há necessidade de se preocupar com maiúsculas e minúsculas, pois a pesquisa é feita sem levar em conta a forma como foram escritas as palavras, porém, os caracteres especiais (acentuação ou cedilha) serão tratados de forma diferenciada.
  2. As palavras devem ser informadas separadas por espaço, por vírgula ou por algum dos conectivos. Por exemplo: boletim interno; boletim ou interno; boletim e interno.
  3. Você pode usar na pesquisa as conjunções e, ou (|), não (~). Se não usar as conjunções subtende-se que deseja que a sequência de palavras pertença ao texto (é a sequência, como uma frase, no caso de mais de uma palavra, que prevalece).
  4. Quando da pesquisa de um conjunto de palavras com hífen (-) entre elas, é necessário o uso das chaves ou da contra-barra (barra invertida \-). Por exemplo, aviso\-prévio ou {aviso-prévio}, para se pesquisar aviso-prévio.
  5. A verificação dos termos na consulta é feita somente da esquerda para a direita, a não ser que seja colocado o parênteses para modificar esta ordem, prevalecendo primeiro o que está entre os parênteses.
  6. Para palavras cuja grafia é desconhecida, poderá ser utilizado o símbolo de porcentagem (%) ou o asterísco (*) possibilitando a busca apenas por parte das palavras. Por exemplo: trab% (para encontrar trabalho ou trabalhador) e o símbolo sublinhado (_) quando um único caractere é desconhecido (no caso dos caracteres acentuados). Por exemplo, Regi_o, para encontrar Região e Regiao.
  7. Evitar utilizar prefixos, preposições, ou palavras pequenas (com menos de quatro letras), por exemplo: de, do, a, o, etc., para uma maior rapidez de resposta.

Operadores de Pesquisa

E
O operador E é utlizado para recuperar documentos que contenham ambos os termos especificados. Este operador não determina em que lugar do documento os termos estão. Tampouco estabelece qualquer relação de proximidade entre eles. Basta que ambos existam no documento, em qualquer lugar.
Exemplo: tribunal E trabalho
Este exemplo acima procura por todos os documentos que contenham ambas as palavras tribunal e trabalho.
OU (|)
O operador OU (ou |) permite encontrar documentos que contenha um ou ambos os termos pesquisados. Isto é, pode existir o primeiro, o segundo, ou apenas um dos dois.
Exemplo: justiça OU justica ou justiça | justica
Este exemplo acima (escrito de duas forma distintas) procura por todos os documentos que contenham ambas ou apenas uma das palavras justiça (com cedilha) ou justica (sem cedilha).
NAO (~)
O operador NAO (ou ~) permite encontrar documentos que não contenham determinado termo.
Exemplo 1: NAO homologação
Este exemplo pesquisa todos od documentos que não contenham o termo homologação.
Exemplo 2: justa NAO causa ou justa ~causa
Este exemplo acima (escrito de duas forma distintas) procura por todos os documentos contendo a palavra justa, mas que não contenham a palavra causa em qualquer posição.
EQUIV (=)
O operador EQUIV (ou =) permite especificar um subsituição aceitável para o termo pesquisado.
Uso: termo EQUIV substituto ou termo=substituto
Exemplo: ações=ação administrativa=administrativas.
Este exemplo acima procura pelos documentos contendo uma das palavra ações ou ação, seguida imediatamente por uma das palavras administrativa ou administrativas.
(?)
O operador ? permite encontrar documentos que contenham termos com fonemas e grafias parecidos com o termo pesquisado.
Uso: ?termo
Exemplo: ?trabalha
Neste exemplo acima são procurados os termos trabalha, trabalho, trabalhos, etc.

Perguntas Frequentes

  1. Será que maiúsculas ou minúsculas, acentos ou cedilhas interessam na minha pesquisa?

    As pesquisas não são sensíveis a letras maiúsculas e minúsculas. Todas as palavras, independentemente da forma como sejam escritas, serão entendidas como minúsculas. Por exemplo, pesquisar por região, REGIÃO ou ReGIão irá mostrar sempre os mesmos resultados.

    As pesquisas são sensíveis a acentos ou cedilhas. Isto é, as palavras regulamentações e regulamentacoes serão tratadas de forma diferenciada .
  2. Como funciona a Busca Livre?

    É a pesquisa do termo em todos os campos do documento. O termo digitado é procurado nos campos: ementa, base, fonte, ementa e  documento. Se o termo for achado em qualquer um desses campos, um resultado é mostrado.

    Se for digitado qualquer termo na Busca livre, a pesquisa ignora qualquer termo digitado nos outro campos, prevalecendo apenas o que foi digitado na Busca livre.

  3. Como utilizar corretamente os operadores de pesquisa?

    Os operadores(e, ou, nao, = , ?)  podem ser utilizados separadamente ou combinados para uma pesquisa mais criteriosa. Na combinação dos operadores, prevalece a segunite ordem: (?, =, nao, e, ou) e depois o sentido da esquerda para a direita, a não ser que o parênteses seja colocado entre alguns termos.

    Para explicarmos melhor, vejamos alguns exemplos:

    termo: Programa e trabalho ou tribunal - será executado primeiro o conector E para depois o conector OU, ou seja, a pesquisa retornará resultados que tenham as palavras programa e trabalho e tribunal, ou que tenham somente a palavra tribunal ou ainda que tenham as palavras pograma e trabalho.

    termo: Programa e (trabalho ou tribunal) - será executado primeiro o conector OU para depois o conector E, ou seja, a pesquisa retornará resultados que tenham a palavra programa e trabalho ou que tenham as palavras programa e tribunal.

  4. Como utilizo corretamente os caracteres especiais %, * e _ ?

    Este tipos de caracteres servem para pesquisarmos um termo que não sabemos sua grafia correta ou queremos expandir nossa busca.

    Por exemplo:

    termo: Comiss% - qualquer palavra que seja iniciada por Comiss será pesquisada. Ex.: Comissão, Comiss, etc.

    termo:  %iso% - qualquer palavra que contenha a squência de letras "iso" será pesquisada, como piso, isonomia ou incisos.

    termo: Comiss_o - qualquer letra pode existir no lugar do _.

  5. Como faço para visualizar o inteiro teor do documento?

    Quando um termo é pesquisado, aparecerá uma segunda tela com o resultado da pesquisa. Para visualizar o inteiro teor do documento, basta clicar no botão "Ver Íntegra".

Av. Carlos Rodrigues da Cruz, s/nº - Capucho - CEP: 49081-015

Centro Administrativo Gov. Augusto Franco - Aracaju/SE

CNPJ 01.445.033/0001-08