Na última segunda-feira, 29, o TRT da 20ª Região realizou o lançamento do aplicativo móvel Justiça do Trabalho Eletrônica (JTe), com o objetivo de facilitar o acesso às informações dos processos eletrônicos, proporcionando maior agilidade e comodidade aos usuários. O evento, realizado na Sala de Sessões do Tribunal Pleno, contou com a participação de magistrados, servidores, advogados e representantes de instituições ligadas à Justiça do Trabalho.

Durante a solenidade, o desembargador presidente do TRT20, Thenisson Santana Dória, ressaltou os benefícios que a implantação do aplicativo móvel trará à Justiça do Trabalho em Sergipe. “O JTe proporcionará aos jurisdicionados, advogados, magistrados e servidores a possibilidade de acompanhar os processos, pautas de audiências e prazos pelo smartphone. Em 2012, o desembargador Jorge Antônio Andrade Cardoso, então Presidente, implantou o Processo Judicial Eletrônico. O que fazemos agora é dar continuidade a esse processo, para reforçar a própria existência do PJe. O TRT20, portanto, traz a tecnologia em favor da sociedade. Esse é um caminho sem volta”, afirmou o desembargador presidente.

O JTe foi desenvolvido pelo TRT da 5ª Região (BA) e está em fase de implantação em diversos Regionais do país. O juiz do trabalho Firmo Ferreira Leal Neto, responsável por supervisionar o desenvolvimento do aplicativo, apresentou as funcionalidades da ferramenta e falou sobre a experiência da implantação no TRT da Bahia. “Esse será, sem dúvida, o principal portal de consulta processual, uma vez que a Internet é mais acessada por dispositivos móveis do que por computadores. Essa é a tendência do mundo digital”, disse o palestrante.

No TRT20, a adaptação do sistema foi realizada pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC), sob a supervisão do servidor Diego Calasans, com o acompanhamento de Gabriela Rezende, assessora da Presidência.

Estiveram presentes no lançamento: o procurador do trabalho Emerson Albuquerque Rezende; o desembargador Jorge Antônio Andrade Cardoso; a presidente da Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho da 20ª Região (Astra XX), Norma Sueli Martins de Santana; o presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Estado de Sergipe (ASSAT/SE), Glauber Felipe Carneiro; e a diretora de Secretaria de Organização e Métodos do TRT5, Maria Madalena Cunha.

Como se cadastrar no JTe

O aplicativo é disponibilizado gratuitamente para celulares dos sistemas Android e iOS (lojas Google Play e App Store).

Para acessar o aplicativo, magistrados, servidores, advogados devem utilizar o mesmo usuário (CPF) utilizado para acessar o módulo de consulta pública do PJe-JT, cuja senha poderá ser criada por meio do PJe, acessando, no 1º grau: Configuração > Pessoa > Cadastro de Senha.

As partes e peritos devem entrar em contato com a Secretaria Judiciária para criação de usuário e senha, pelo telefone 2105-8510.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com o helpdesk pelo telefone 2105-8707.

Veja o manual básico de uso e instalação.

Para fazer o download do aplicativo, clique num dos ícones abaixo:

GooglePlay1

Apple Store

 

Fotos: Daniela Sampaio e Layanna Machado/Ascom

Av. Carlos Rodrigues da Cruz, s/nº - Capucho - CEP: 49081-015

Centro Administrativo Gov. Augusto Franco - Aracaju/SE

CNPJ 01.445.033/0001-08