O TRT20 recebeu, na última terça-feira, 30/05, o Levantamento de Governanças e Gestão de Pessoas 2016, elaborado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). No documento, consta que o Regional atingiu o estágio intermediário no Índice de Governança de Pessoas da Organização (iGovPessoas), previsto no Planejamento Estratégico Participativo 2015-2020. Isso significa o cumprimento da meta estipulada para 2016 e já alcança o resultado almejado para o ano de 2018.

No levantamento, as organizações foram agrupadas segundo estágios de capacidade, divididos em: inexistente, inicial, intermediário e aprimorado. Os intervalos foram definidos com base nos valores atribuídos a cada categoria de resposta, sendo os seguintes: Inexistente, de 0 a 19,99%; Inicial, de 20 a 39,99%; Intermediário, de 40% a 70% e Aprimorado, de 70,01 a 100%.

Entre os índices de avaliação, estão o quesito Planejamento Organizacional. Nele, o TRT20 atingiu os 100% na avaliação, classificado com o estágio aprimorado. Nesse fator, foram avaliados as maneiras como a organização define a visão, a missão e os objetivos organizacionais de longo prazo, com estabelecimento de estratégia para alcançá-los e desenvolvimento de hierarquia abrangente de planos para integrar e coordenar atividades.

Já no quesito Accountability, o Regional alcançou 77,95%, também considerado estágio aprimorado. Nesse fator, foi analisado como a organização executa procedimentos que lhe permitem dar segurança razoável quanto à conformidade da gestão de pessoas com as normas vigentes, dar transparência acerca dos resultados alcançados e responsabilizar colaboradores pela gestão de pessoas.

O objetivo da boa governança no setor público é contribuir para melhores tomadas de decisão e para o uso mais eficiente dos recursos públicos. A boa governança pode melhorar a liderança e a gestão organizacionais, resultando em intervenções mais eficazes e, finalmente, em melhores resultados. Com organizações públicas com melhores resultados, a vida das pessoas também melhora.

Veja aqui o Levantamento de Governanças e Gestão de Pessoas.

Av. Carlos Rodrigues da Cruz, s/nº - Capucho - CEP: 49081-015

Centro Administrativo Gov. Augusto Franco - Aracaju/SE

CNPJ 01.445.033/0001-08