Teve início na manhã desta quinta-feira, 7/2, a revisão anual do Planejamento Estratégico Participativo 2019 (PEP) do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região. O evento, que acontece no Real Classic Hotel, reúne magistrados e gestores das unidades judiciárias e administrativas do Tribunal com o objetivo de discutir e analisar iniciativas para alcançar os resultados almejados pelo TRT20 em 2019.

Compondo a mesa de abertura do evento, estava a presidente do TRT20, desembargadora Vilma Leite Machado Amorim; o vice-presidente do TRT20, desembargador Thenisson Santana Dória; a desembargadora Maria das Graças Monteiro Melo; o desembargador João Aurino Mendes Brito; o juiz titular da 3ª Vara do Trabalho, Luiz Manoel Andrade Meneses; a diretora-geral do TRT20, Mônica Oliveira Barreto e o presidente da Astra XX, João Vitor Almeida Moreira.

Antes do início dos trabalhos, a presidente do TRT20, desembargadora Vilma Amorim, fez a abertura oficial do PEP 2019 e ressaltou que a discussão do Planejamento Estratégico é uma prática adotada pelo tribunal desde 2005.

“A implantação do Planejamento Estratégico Participativo marcou, há 14 anos, uma mudança paradigmática no nosso modelo de gestão, que focava apenas nos procedimentos e regramentos. E, com o PEP, passamos a nos preocupar com os resultados e a efetividade. De lá para cá, o PEP consolidou-se com uma prática gerencial, mediante o firme compromisso dos nossos gestores, juízes e desembargadores. Portanto, agradeço e conclamo a todos para que, inspirados na nossa missão, possamos entregar o melhor de nós nesses dois dias de evento, na discussão de cada um dos objetivos das mesas e dos desafios de restrição de pessoal, orçamento e desburocratização, a fim de que a sociedade e nossos usuários também estejam juntos pela defesa da Justiça do Trabalho”, destacou a desembargadora presidente, Vilma Amorim.

Após a abertura, o facilitador do PEP 2019, Adriano César da Costa e o assessor de Gestão Estratégica do TRT20, Adriano Leão Venceslau iniciaram as apresentações com o tema “Diálogo sobre a Estratégia – Momento de Compartilhar Resultados e de Redefinir Rumos”.

“Antes de mais nada eu gostaria de elogiar, em público, essa iniciativa do TRT20. Eu transito muito por empresas privadas outros órgãos públicos e não são todos que se preocupam em discutir as metas e fazer o planejamento para o ano que se inicia. Eu vejo várias empresas privadas que viram o ano sem ter suas metas devidamente definidas. E esse não é o caso do TRT20, pelo contrário, vocês começam esse planejamento muito antes do ano acabar e é um processo muito importante e, principalmente, participativo”, enfatizou o facilitador do PEP 2019, Adriano César.

Em seguida, a diretora-geral do TRT20, Mônica Oliveira Barreto fez um panorama dos principais desafios que o tribunal deverá enfrentar em 2019, entre eles: cortes orçamentários e carência de pessoal.

“Estamos aqui para que, juntos, a gente consiga identificar algumas possibilidades de soluções. Mas, para isso, a gente precisa conhecer de perto a nossa realidade e estar ciente das nossas dificuldades. Por isso é tão importante esse momento de compartilhar e discutir”, ressaltou a diretora-geral Mônica Barreto.

Fotos: Catarina Gonçalves/Ascom

Av. Carlos Rodrigues da Cruz, s/nº - Capucho - CEP: 49081-015

Centro Administrativo Gov. Augusto Franco - Aracaju/SE

CNPJ 01.445.033/0001-08