Nesta segunda-feira, 23/04, a Escola Judicial do TRT da 20ª Região deu início ao “Curso de Reciclagem e Capacitação em Métodos de Solução de Conflitos Judiciais e Formação de Juízes Supervisores, Conciliadores e Mediadores no Âmbito do TRT20”. Promovido em conjunto com a SEJUD, a formação tem carga horária de 21 horas-aula e tem continuidade nos dias 24 e 25/04/2018.

Jarbas da Conceição Lisboa, Secretário Judiciário do TRT da 20ª Região, deu início ao curso e falou da importância da troca de experiência com os instrutores convidados. “A conciliação é um benefício para a sociedade, todos se beneficiam com o CEJUSC-JT. No Tribunal de Santa Catarina, na época em que fazíamos visita ao Centro, em Florianópolis, vivenciava uma situação parecida com a nossa, eles não tinham uma cultura de conciliação. Hoje, eles saíram do 18º lugar para o 2º colocado nos índices de conciliação. Então, é importante termos essa troca de experiência”.

O Juiz do Trabalho Titular da 2ª Vara do Trabalho de Florianópolis/SC, Valter Túlio Amado Ribeiro, trouxe a experiência do CEJUSC de Florianópolis para compartilhar com os servidores do TRT20. “Nosso Centro tem 18 meses de existência. Ele transformou a cultura de litigiosidade da ilha, lá não tínhamos o hábito de fazer acordo. O CEJUSC-JT mudou a cultura e antecipou as pautas de audiência. Anteriormente à existência dele, as pautas iam para 14 meses, hoje já reduziram para seis meses, por conta desse trabalho intenso. A nossa vinda para cá, é para contribuir para essa mudança de cultura de litigiosidade”.

O magistrado comentou ainda que a cultura da conciliação é positiva para a Justiça do Trabalho. “Nós estamos retornando às origens da Justiça do Trabalho, que é a da conciliação e não da litigiosidade, da imposição da solução do processo por meio da sentença. A conciliação vem beneficiar a todas as partes, traz a paz social para o âmago deles”, finalizou.

Também ministram o curso Marcelo Augusto Botelho, técnico judiciário do TRT da 12ª Região, e Jarbas da Conceição Lisboa, secretário judiciário do TRT da 20ª Região.

DSC 7799  DSC 7789 
 DSC 7794  DSC 7797

Fotos: Layanna Machado

Av. Carlos Rodrigues da Cruz, s/nº - Capucho - CEP: 49081-015

Centro Administrativo Gov. Augusto Franco - Aracaju/SE

CNPJ 01.445.033/0001-08