Nesta quarta-feira, 25/04, a Escola Judicial do TRT da 20ª Região encerrou o “Curso de Reciclagem e Capacitação em Métodos de Solução de Conflitos Judiciais e Formação de Juízes Supervisores, Conciliadores e Mediadores no Âmbito do TRT20”. Promovido em conjunto com a SEJUD, a formação foi encerrada com atividade prática no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC-JT).

Jarbas da Conceição Lisboa, secretário judiciário do TRT da 20ª Região, explicou que o curso foi idealizado pela Secretaria Judiciária em consonância com a normatização que vem do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, na Resolução nº 174/2016.

“Para iniciar um Centro de conciliação de maneira eficiente, é vital que os agentes de atividade envolvidos no CEJUSC, isto é, mediadores, conciliadores e juízes supervisores, sejam qualificados nas ferramentas e técnicas adequadas à nova estrutura (uma exigência do Conselho Superior). Esta é uma iniciativa sem precedentes na Justiça do Trabalho. Estamos criando um momento em que a conciliação vai ter a ênfase que não costuma ter no dia a dia de uma audiência padrão, devido ao rito estabelecido e grande volume de processos e de procedimentos de uma instrução regular”, argumenta o secretário judiciário.

A capacitação teve início com parte teórica, que explicou os tipos de processos e as abordagens utilizadas, e foi concluída com atividade prática envolvendo pautas reais. “O curso, neste aspecto, deixa o servidor/conciliador apto a conduzir a negociação de maneira segura e eficiente”, disse Jarbas Lisboa.

Durante a atividade, os novos conciliadores foram supervisionados por conciliadores mais experientes. “O know-how do novo conciliador é incrementado de forma muito rápida, ele se sente apto e motivado, sem a resistência natural que teria se tivesse apenas a visão teórica. Esse formato é essencial para o sucesso alcançados pelo CEJUSC-JT”, finaliza.

Os resultados do Centro mostram que o índice regular de conciliação atinge um patamar médio de 38% de sucesso em conciliação nos processos submetidos ao novo procedimento. Com a presença dos especialistas convidados, o percentual atingido no primeiro dia de treinamento foi de 66,66% de sucesso, mesmo com a participação efetiva dos servidores em fase de capacitação.

DSC 7859 DSC 7858
DSC 7855 DSC 7849

Fotos: José Rivaldo Soares/Ascom

Av. Carlos Rodrigues da Cruz, s/nº - Capucho - CEP: 49081-015

Centro Administrativo Gov. Augusto Franco - Aracaju/SE

CNPJ 01.445.033/0001-08