Selo Sou 100% PJe
  • RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Com o objetivo de qualificar a advocacia sergipana, e atendendo a demanda da OAB/SE, por meio de sua representante no Comitê Gestor Regional do PJe, Andréa Souza, o TRT da 20ª Região (TRT20) realizou, durante esta semana, o curso “PJe-Calc para a Advocacia: formação de multiplicadores”, que abordou os principais tópicos para utilização do Sistema de Cálculos Trabalhistas.

Na abertura da capacitação, a Desembargadora Presidente do TRT20, Vilma Leite Machado Amorim, saudou os participantes e ressaltou a importância da iniciativa, uma vez que, a partir de janeiro de 2020, a juntada dos cálculos por meio do PJe-Calc passará a ser obrigatória, atendendo ao disposto na Resolução CSJT Nº 241

Desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA e AP), a pedido do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), para utilização em toda a Justiça Trabalhista, como ferramenta-padrão na elaboração de cálculos e liquidação de sentenças, o sistema visa à uniformidade de procedimentos e confiabilidade dos resultados apurados.

O treinamento contou com a instrutoria de Walter Quintela, experiente calculista da 9ª Vara do Trabalho de Aracaju, e com a monitoria de Danilo José Lima Santos, calculista da 3ª Vara do Trabalho de Aracaju.

De acordo com o instrutor, o sistema resultará numa maior celeridade processual. “Neste sistema, os advogados e as advogadas terão a oportunidade de acessar os cálculos feitos pela Justiça do Trabalho, fazer a modificação que julgar necessária e juntar novamente ao processo. Isso dará maior celeridade processual. Neste curso, passamos aos advogados que atuarão como multiplicadores todas as noções gerais do PJe-Calc, bem como as funcionalidades do sistema. Acredito que agora eles estão preparados para repassar esses conhecimentos aos demais colegas”, destacou.

O treinamento envolveu profissionais que atuam na área trabalhista, os quais serão multiplicadores junto à classe, disseminando os conhecimentos adquiridos. A vice-diretora da Escola Superior de Advocacia em Sergipe (ESA), Silvana Farias, destacou a importância da iniciativa na preparação dos advogados para a utilização correta do sistema.

“Esta é uma parceria muito interessante firmada entre o TRT20, a ESA Sergipe e a OAB/SE, pois visa à qualificação dos advogados para utilização do sistema, que, a partir de janeiro do ano que vem, passa a ser obrigatório. O PJE-Calc facilitará muito o trabalho da advocacia, bem como o do próprio Tribunal, pois realizaremos os cálculos trabalhistas de forma mais assertiva, e isso contribuirá com o trabalho de todos. A Escola Superior de Advocacia também realizará cursos sobre o PJe-Calc voltado à advocacia sergipana, para facilitar o acesso de todos ao sistema”, enfatizou.

Acesse a página do PJe-Calc.