Em apenas cinco meses de funcionamento, o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas da Justiça do Trabalho (CEJUSC-JT), em Sergipe, realizou 1.501 audiências, no período de agosto a dezembro de 2017, com 531 processos resolvidos, implicando num montante de R$ 3.441.631,88 em valores homologados no centro, sendo 495 processos solucionados diretamente por acordo.

O espaço foi inaugurado em junho do ano passado, no TRT da 20ª Região, com realização de pautas a partir de 01/08/2017, apresentando um modelo de audiências de conciliação e mediação em processos trabalhistas que apresentam possibilidade de acordo.

Segundo Jarbas da Conceição Lisboa, secretário judiciário, “o sucesso da medida se faz sentir não-apenas no aumento do número de demandas solucionadas por meio de acordo entre as partes, mas por significar a melhoria na prestação do serviço institucional como um tudo”.

“Como exemplos dessa realidade podemos citar: a redução progressiva no tempo de duração do processo, a redução do custo de manutenção do serviço público prestado e a possibilidade de gerir as demandas em andamento com melhor qualidade e maior eficiência”, explicou.

De acordo com o secretário judiciário, quando a Vara do Trabalho envia o processo para conciliação no CEJUSC-JT, mesmo não havendo acordo, haverá imediata liberação da pauta na Vara de origem, uma vez que aquele processo retornará na fase de instrução e julgamento.

Para 2018, a expectativa é que os índices de conciliação no CEJUSC-JT em Sergipe continuem crescentes. Para tal, a administração do Regional planeja uma ampliação do espaço físico do CEJUSC-JT, reciclagem dos conciliadores e capacitação de novos, além de fomentar parcerias com empresas e instituições, sempre com o objetivo de incrementar os índices de conciliação.

Av. Carlos Rodrigues da Cruz, s/nº - Capucho - CEP: 49081-015

Centro Administrativo Gov. Augusto Franco - Aracaju/SE

CNPJ 01.445.033/0001-08