Às 15h20 da última quarta-feira, 30/5, a procuradora Vilma Leite Machado Amorim tomou posse, perante o presidente do TRT da 20ª Região, desembargador Thenisson Santana Dória, no cargo de desembargadora. O cargo corresponde à vaga do Quinto Constitucional destinada a membro do Ministério Público do Trabalho, decorrente da aposentadoria do desembargador Carlos de Menezes Faro Filho.

Na oportunidade, Dra. Vilma Amorim prestou compromisso e assinou o respectivo termo de posse, que fazem parte das formalidades legais e regimentais para a investidura no cargo, após nomeação por decreto do Presidente da República, em 24/5.

O desembargador presidente, em seu discurso, falou sobre a trajetória da empossada e ressaltou a importância da presença das mulheres no mercado de trabalho. “Pessoalmente, é um momento de muita alegria para mim e, como instituição, sentimo-nos honrados com a sua presença. Uma servidora da casa, que depois se deslocou ao Ministério Público, atuando de forma digna, honrada e com mérito. A senhora está aqui hoje em razão da sua competência e do reconhecimento dos seus pares. Tem algo ainda que precisa ser ressaltado: chega à corte mais uma mulher. O Brasil ocupa hoje o quinto lugar nas estatísticas de feminicídio. É necessário que tenhamos mais mulheres em todos os locais de trabalho para que suas vozes sejam ouvidas. Eu diria, Dr. Emerson Albuquerque, que o Ministério Público do Trabalho não perdeu, eu diria que não só o TRT ganhou, mas ganha a sociedade sergipana e a Justiça do Trabalho”, disse.

O desembargador presidente aproveitou a oportunidade para prestar agradecimento ao juiz Alexandre Manoel Rodrigues Pereira, que após a aposentadoria do desembargador Carlos Faro Filho foi convocado a atuar no Tribunal até a posse da nova desembargadora.

Também saudaram Dra. Vilma Amorim, a desembargadora Rita de Cássia Pinheiro de Oliveira; o procurador do Trabalho Emerson Albuquerque Resende; Inácio Krauss, presidente, em exercício, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE); Glauber Rocha, presidente da Associação Sergipana de Advogados Trabalhistas (ASSAT); e o servidor José Cleonâncio, membro da Associação de Servidores da Justiça do Trabalho da 20ª Região (ASTRA XX).

A desembargadora agradeceu as palavras de carinho e a presença de todos os seus familiares, servidores, membros do MPT e representantes das instituições. “É uma emoção muito grande estar aqui 22 anos depois da minha saída do Tribunal, onde passei quatro anos. Reencontrá-los hoje é uma grande satisfação. Queria falar também da minha gratidão ao Ministério Público do Trabalho, porque todo conhecimento que eu tenho do direito social, direito do processo do trabalho, efetivação da justiça, vem da formação que tive nessa instituição. Eu desejo que esse vínculo não só afetivo, mas profissional, permaneça. Nós estamos do mesmo lado, a serviço da defesa da coletividade, então estarei sempre disponível. Espero que Deus me dê sabedoria, equilíbrio e lucidez para eu enfrentar esse novo desafio”.

A posse solene da desembargadora Vilma Amorim está prevista para acontecer no mês de julho.

Fotos: Layanna Machado/Ascom

Av. Carlos Rodrigues da Cruz, s/nº - Capucho - CEP: 49081-015

Centro Administrativo Gov. Augusto Franco - Aracaju/SE

CNPJ 01.445.033/0001-08