No dia 10/10, o TRT da 20ª região realizará, através da sua Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, o Fórum de Acessibilidade e Inclusão. O evento acontecerá no auditório do tribunal, das 9h às 12h, e as inscrições serão realizadas no local. 

O objetivo do Fórum é provocar uma reflexão sobre a realidade das pessoas com deficiência física e promover conscientização sobre a necessidade de assegurar para todos, as condições de utilizar seu potencial para o trabalho, para a sua cidadania, educação e para exercer os mais diferentes papéis na sociedade.

O Fórum terá como palestrante, a promotora de justiça do Ministério Público Estadual, Ana Galgane, que discorrerá sobre a necessidade de dar importância a conceitos básicos como valor humano e solidariedade, e a entender o verdadeiro significado do que vem a ser autonomia e independência. Conscientizando as pessoas de que proteger não significa castração de direitos e nem o afastamento da autonomia e da independência tão necessárias para uma vida digna.

O jornalista Jairo Marques, colunista no Jornal Folha de São Paulo, ministrará a palestra “Acessibilidade e Inclusão – Um Olhar para o Século 21”. Ele também é escritor do livro “Malacabado, a história de um jornalista sobre rodas”, no qual constrói um relato franco e irreverente sobre a condição das pessoas com deficiência, pois sendo ele cadeirante, sabe, pela própria experiência de vida, que apesar das diferenças físicas, sensoriais, intelectuais ou de idade, é possível viver de forma plena.

O evento é destinado ao público interno e externo em consonância com a proposta da Resolução nº 230 do Conselho Nacional de Justiça, de 22/06/2016, que orienta a instituição de Comissões Permanentes de Acessibilidade e Inclusão no órgãos do Poder Judiciário, visando promover a difusão de uma cultura de inclusão social estimulando o respeito às diferenças e a valorização da diversidade no contexto de trabalho, a melhoria das condições de acessibilidade que possam viabilizar e garantir a integração das ações desenvolvidas pelo TRT, em cumprimento à legislação vigente relativa à pessoa portadora de deficiência.

Av. Carlos Rodrigues da Cruz, s/nº - Capucho - CEP: 49081-015

Centro Administrativo Gov. Augusto Franco - Aracaju/SE

CNPJ 01.445.033/0001-08