O Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC-JT) do TRT20 completa, neste mês de agosto, seu primeiro ano em atividade. Inaugurado em junho de 2017, o CEJUSC foi criado com o objetivo de solucionar conflitos de forma participativa e solidificar a cultura da conciliação.

Neste primeiro ano de funcionamento, o CEJUSC comemora grandes conquistas e excelentes resultados. Em apenas um ano de trabalho, o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas já conseguiu homologar mais de mil acordos.

Durante esse período, o CEJUSC realizou mais de 3.700 audiências de conciliação e atendeu cerca de 15 mil pessoas. Somente neste primeiro ano em atividade, mais de 1.360 processos foram resolvidos e cerca de R$ 14 milhões foram homologados para pagamento de dívidas trabalhistas.

Para o presidente do TRT20, desembargador Thenisson Santana Dória, o Cejusc garantiu uma nova perspectiva às audiências trabalhistas. “Em apenas um ano de funcionamento, o CEJUSC trouxe uma mudança de cultura na Justiça do Trabalho, em Sergipe. Com isso, deixou-se de lado a atuação competitiva das partes e dos advogados, estabelecendo-se uma negociação que conta com a participação ativa dos interessados, tomando como base o diálogo e a ponderação. Assim, a sociedade é que sai vitoriosa, uma vez que a solução do conflito tem sido alcançada com mais celeridade, estabelecendo-se a pacificação social”, completou ele.

 Foto: Catarina Gonçalves/Ascom

Av. Carlos Rodrigues da Cruz, s/nº - Capucho - CEP: 49081-015

Centro Administrativo Gov. Augusto Franco - Aracaju/SE

CNPJ 01.445.033/0001-08