Ejud-20 promove Curso de Formação de Formadores
Segunda, 17 Fevereiro 2025
A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (Ejud-20) promoverá, no período de 12 a 14/3/2025, um “Curso de Formação de Formadores”. A capacitação destina-se a servidores(as) e magistrados(as) do Tribunal que atuam ou pretendem atuar como instrutores(as) ou facilitadores(as) em atividades de capacitação da Ejud-20.
Um Curso de Formação de Formadores (CFF) é um programa de capacitação destinado a preparar profissionais para atuar como instrutores ou facilitadores de processos de aprendizagem. O objetivo principal desse tipo de curso é desenvolver habilidades pedagógicas, metodológicas e de comunicação para que os formadores possam ensinar de forma eficaz, planejar e organizar atividades de formação, além de adaptar seu estilo de ensino às necessidades dos diferentes públicos.
O treinamento será ministrado pelo professor Erisevelton Silva Lima (Eri Lima): pedagogo e psicanalista; doutor em Educação com ênfase em Avaliação pela Universidade de Brasília (UnB); mestre em Educação na área de Política e Administração Educacional pela Universidade Católica de Brasília; especialista em Administração Educacional pela UnB.
O curso acontecerá no Espaço de Capacitação e Inovação da Ejud-20 (2º andar), das 8h às 12h e das 13h às 15h, durante três dias, havendo ainda 2 horas telepresenciais destinadas à entrega de trabalho final.
A capacitação contará com o seguinte conteúdo programático: metodologias de ensino (abordagem tradicional, metodologias inovadoras, etc.); competências do formador; abordagens filosófica, antropológicas e psicológicas para condução de formação entre os próprios pares e demais profissionais indicados; conceito, princípios e tipos de metodologias ativas; novas tecnologias de ensino e aprendizagem; planejamento e execução de aula presencial, com o uso de metodologias ativas e técnicas contemporâneas; comunicação (empatia, firmeza, clareza e objetividade; identificação e redução de ruídos de comunicação, etc.); tipos de avaliação e feedback voltados para métodos ativos.
Serão oferecidas para este curso 30(trinta) vagas. Terão preferência servidores(as) e magistrados(as) que já atuaram como instrutores(as), considerando, como critério de desempate, a quantidade de cursos e horas-aula ministrados. Na sequência, dentre os demais interessados, terão preferência os(as) servidores(as) e os(as) magistrados(as) mais antigos.
As inscrições estarão abertas até o dia 6/3/2025.
Para inscrever-se, basta preencher o formulário de inscrição.
Ejud-20