Primeiro módulo do PDG-2025 é concretizado com sucesso

Segunda, 25 Agosto 2025

 Primeiro_módulo_do_PDG-2025_é_concretizado_com_sucesso_DESTAQUE.jpg

O primeiro módulo do Programa de Desenvolvimento Gerencial deste ano (PDG-2025), promovido pela Escola Judicial do TRT da 20ª Região (Ejud-20), concretizou-se, de forma bem-sucedida, nos dias 21 e 22/8, contando, em ambos os dias, com mais de 60 participantes.

Essa etapa inicial do PDG-2025, dividida em duas partes, teve como temas principais a liderança e a governança. A primeira parte, realizada no dia 21/8, apresentou o minicurso “Liderança e Gestão de Equipes”, tendo como instrutor o servidor Rodopiano Neto, Secretário-Geral do TRT-8 (PA/AP). A segunda parte, por sua vez, realizada no dia 22/8, teve como instrutor o servidor Robnaldo Alves, ex-Secretário de Gestão Estratégica e Coordenador da Ouvidoria do TRT-18 (GO), que ministrou o minicurso “Governança e Gestão de Equipes”.

Em ambos os dias, os eventos foram abertos pela Chefe da Divisão da Escola Judicial, Andrea Barros. No primeiro dia, a assessora técnico-administrativa da Diretoria-Geral, Mônica Oliveira Barreto, agradeceu à Escola Judicial pela oportunidade de participação em mais um momento de aprendizado e citou a abertura do novo ciclo do Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG) 2025-2026. “O PDG integra o Programa de Capacitação da Escola Judicial, é um requisito legal previsto na Lei nº 11.416 e tem como objetivo promover o desenvolvimento das lideranças com o intuito de elevar as competências gerenciais”, informou Mônica. 

No segundo dia, foi o Secretário de Governança e Gestão Estratégica, Adriano Leão Venceslau, quem fez a apresentação do instrutor Robnaldo. Os minicursos destinaram-se principalmente a titulares de cargos em comissão (CJs) e de funções comissionadas de chefia. Além de válidas para o Adicional de Qualificação (AQ), as capacitações são consideradas ações de desenvolvimento gerencial.

‘Liderança e Gestão de Equipes’

Responsável por ministrar o minicurso ‘Liderança e Gestão de Equipes’, o secretário-geral do TRT-8 (PA/AP), Rodopiano Neto, salientou a importância da iniciativa do TRT-20 ao promover reflexões sobre liderança e gestão de equipes. “Trabalhar esse tema é o primeiro passo rumo à eficiência da gestão dos tribunais, que é o que todos buscam: uma melhoria da prestação jurisdicional”. Ele acrescentou que, ao investir no desenvolvimento dessa competência entre seus líderes, o TRT-20 dá um passo fundamental para continuar avançando na qualidade da entrega jurisdicional aos cidadãos sergipanos.

O secretário de Auditoria do TRT-20, Marcus Vinícius Reis de Alcântara, destacou a importância do curso para manter os gestores atualizados em temas como liderança, gestão, ética e integridade. Ele ressaltou que a rotina do Tribunal exige momentos de pausa para refletir sobre o papel das equipes e a troca de experiências com outros regionais, observando que “parar em alguns momentos do ano para ouvir colegas de outros tribunais é muito válido, pois eles trazem exemplos práticos e soluções para situações semelhantes às que vivenciamos aqui”, frisou Marcus.

‘Governança e Gestão de Riscos’

O servidor e ex-secretário de Gestão Estratégica e coordenador da Ouvidoria do TRT-18 (GO), Robnaldo Alves, que ministrou o mini curso sobre governança e gestão de riscos, ressaltou a importância de adotar boas práticas para fortalecer a prestação jurisdicional. Ele compartilhou a experiência do TRT-18 na área e alertou para a necessidade de decisões mais conscientes na administração pública. “É importante a gente tomar as nossas decisões sempre calculando os riscos envolvidos, para que a gente não esteja exposto a situações indesejadas ou desagradáveis”, disse.

A chefe da Divisão de Segurança da Secretaria de Tecnologia, Rozana Alves Farani Farias, enfatizou a relevância do curso por ampliar a compreensão dos gestores sobre a importância da gestão de riscos. “É importante que os gestores tenham essa compreensão, saiam do nível operacional, em que muitas vezes se faz sem saber exatamente o porquê ou os efeitos da ação. Essa visão estratégica é fundamental para nós que estamos no nível tático-operacional”.

Próximos Módulos

Os próximos módulos do PDG-2025 estão previstos para acontecer em setembro próximo, a saber:

  • Módulo II - a realizar-se nos dias 4 e 5/9, trará o curso “Ética, Integridade e Compliance”, com 10 horas de duração, a ser ministrado pelo advogado Dr. Rodrigo Pironti. As inscrições para essa etapa encontram-se abertas até o dia 27/8 (ou enquanto houver vaga), a partir de formulário próprio disponibilizado em notícia na Intranet.

  • Módulo III - a realizar-se nos dias 25 e 26/9, trará uma oficina sobre acessibilidade e inclusão, como o tema “Liderança Inclusiva: caminhos para acessibilidade no TRT20”, a ser conduzida pela Chefe da Divisão de Acessibilidade, Inclusão e Sustentabilidade do TRT-8, Luísa Leão de Souza Almeida. As inscrições para o terceiro módulo serão abertas em breve.

Saiba mais sobre o PDG

Para saber mais sobre o PDG, leia o ATO DG.PR nº 014/2025, que regulamenta a participação do(a) titular de função comissionada ou de cargo em comissão de natureza gerencial no Programa de Desenvolvimento Gerencial no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região.

Por Ejud-20