Abril/2018

Governança de TI diz respeito ao conjunto de processos e mecanismos que têm como objetivo a melhoria contínua da capacidade da organização em gerenciar seus recursos de Tecnologia da Informação. A governança busca equilibrar os riscos e o retorno sobre os investimentos em TI, em alinhamento com o planejamento estratégico, de modo a contribuir para os resultados da área fim.


Atribuições

No TRT da 20ª Região, as atribuições relativas à Governança de TI são de competência do Escritório de Governança e Segurança da Informação (EGSI), da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, de acordo com o disposto no Regulamento Geral da Secretaria (Resolução Administrativa Nº 047/2011, Art. 21-B).

Entre as atribuições específicas de governança, destacam-se:

  • auxiliar as demais unidades da SETIC no desenvolvimento e documentação de métodos, processos de trabalho, procedimentos, fluxos e indicadores, visando à melhoria das atividades desenvolvidas;
  • monitorar métodos, processos de trabalho, procedimentos, fluxos e indicadores utilizados pelas demais unidades da SETIC;
  • documentar e propor a regulamentação dos métodos e processos de trabalho da SETIC;
  • manter registros sobre as informações necessárias à governança de TIC, a exemplo do parque tecnológico, indicadores, metas, orçamento, entre outros;
  • centralizar as informações relativas a todos os itens monitorados pelas unidades que integram a SETIC;
  • acompanhar o cumprimento das metas relativas à área de TIC, estabelecidas nos Planos Estratégicos do Poder Judiciário, da Justiça do Trabalho, do Tribunal e da SETIC;
  • planejar e adotar as medidas necessárias ao levantamento de dados e informações relacionados à governança de TI visando atender a solicitações e determinações do CNJ, CSJT, TCU, dentre outros órgãos;
  • auxiliar na elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI).

Planejamento Estratégico de TIC - PETIC

Plano Diretor de Tecnologia da Informação - PDTI

Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (COMTIC)

A atuação do Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (COMTIC) do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região é disciplinada pelo ATO DG.PR.Nº 049/2011.

Atribuições

  • Elaborar a proposta do PETI;
  • Acompanhar a execução do PETI;
  • Apresentar, para aprovação pela Presidência, o PDTI proposto pela SETIC para o exercício seguinte;
  • Acompanhar a execução do PDTI;
  • Manifestar-se sobre as ações e investimentos não previstos inicialmente no PDTI;
  • Sugerir à Presidência do Tribunal a implementação e aperfeiçoamento de sistemas judiciários e administrativos, bem como normas e procedimentos de utilização;
  • Receber e analisar as críticas e sugestões dos usuários, visando ao aperfeiçoamento dos sistemas em operação;
  • Sugerir à Presidência a prioridade das ações de informática;
  • Planejar, acompanhar, propor estratégias, sugerir soluções ou regulamentações para a implantação do processo eletrônico;
  • Exercer outras atribuições definidas pela Presidência em relação à tecnologia da informação e comunicação.

Composição

  • 1 (um) Desembargador Federal do Trabalho (coordenador);
  • 1 (um) Juiz do Trabalho de 1º grau (subcoordenador);
  • Diretor-Geral da Secretaria;
  • Secretário Geral da Presidência;
  • Assessor de Gestão Estratégica;
  • Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Atas de Reunião

Data Reunião
04/04/2018 23ª Reunião do COMTIC
06/12/2017 22ª Reunião do COMTIC
09/10/2017 21ª Reunião do COMTIC
19/07/2017 20ª Reunião do COMTIC
26/05/2017 19ª Reunião do COMTIC
19/04/2017 18ª Reunião do COMTIC
07/12/2016 17ª Reunião do COMTIC
15/05/2016 16ª Reunião do COMTIC
16/03/2016 15ª Reunião do COMTIC
04/02/2016 14ª Reunião do COMTIC
08/09/2015 13ª Reunião do COMTIC
13/05/2015 12ª Reunião do COMTIC
01/09/2014 11ª Reunião do COMTIC
30/05/2014 10ª Reunião do COMTIC
19/03/2014 9ª Reunião do COMTIC
05/08/2013 8ª Reunião do COMTIC
21/06/2013 7ª Reunião do COMTIC
30/03/2012 6ª Reunião do COMTIC
05/03/2012 5ª Reunião do COMTIC
06/05/2011 4ª Reunião do COMTIC
26/10/2010 3ª Reunião do COMTIC
08/09/2010 2ª Reunião do COMTIC
17/08/2010 1ª Reunião do COMTIC

 

Levantamentos de governança de TIC realizados pelo TCU (Perfil GovTI)

Relatórios de acompanhamento de gestão de TIC

 

Projetos Estratégicos de TI

 (Atualizado em 11/06/2018)

Projeto       Processo Situação    Conclusão
EPTI-P39 - Alta Disponilibidade dos Serviços Essenciais de TI 31293/2018 Projeto retomado após entrega de 2016 e está iniciando a nova fase "Processos, controles e recursos de gerenciamento de disponibilidade e continuidade de negócio e dos serviços de TI implementados" Dezembro/2018
 EPTI-P44 - Modernização das Salas de Audiência 31781/2017 Processo de contratação do KENTA em análise pela Assessoria Jurídica. 
Faltam apenas 3 varas para concluir a instalação dos novos Notebooks.
 Junho/2018
 EPTI-P45 - Implantação do sistema de Diárias e Viagens  31944/2017 Homologação do primeiro fluxo (diárias para servidor) sendo refeito pelo gestor da SOF. Junho/2018
EPTI-P47 - Implantação do Sistema eCarta 31607/2017 Solução implantada em todas as unidades. SETIC está acompanhando as principais ocorrências do sistema e implementando principais melhorias. Julho/2018
EPTI-P49 - Implantação FolhaWeb 32130/2018 Disponibilizado o sistema em ambiente de produção em 01/01/2018. Sendo realizada a execução em paralelo com o sistema de Folha legado.

A ser planejada

EPTI-P50 - Alvará Eletrônico 31991/2018 Sistema já instalado e integrado ao PJE. Problemas encontrados na execução das funcionalidades do sistema sendo resolvidos com apoio do Banco do Brasil e equipe do TRT2. Agosto/2018
EPTI-P41 - Aperfeiçoamento da gerência de projetos e portfólio - Formalização da nova metodologia suspensa temporariamente. Nova metodologia já em uso. A ser planejada
EPTI-P48 - Implantação do Prontuário Eletrônico de Saúde 31878/2017  Projeto aguardando posicionamento do comitê gestor do SIGEP quanto à possibilidade de liberação da aplicação. A ser planejada
EPTI-D03 - Desfazimento de Bens - 2016 31717/2018

Projeto Concluído.

Abril/2018
EPTI-D07 - Recadastramento 2017 (eSocial) - Projeto Concluído.
Janeiro/2018
EPTI-D08 - Implantação Módulo EJUDTRT - Projeto Concluído. Abril/2018

Material do Curso de Gerenciamento Ágil de Projetos

  1. Módulo I - Introdução
  2. Módulo II - Gerenciamento Ágil de Projeto

Av. Carlos Rodrigues da Cruz, s/nº - Capucho - CEP: 49081-015

Centro Administrativo Gov. Augusto Franco - Aracaju/SE

CNPJ 01.445.033/0001-08