Abril/2018

Governança de TI diz respeito ao conjunto de processos e mecanismos que têm como objetivo a melhoria contínua da capacidade da organização em gerenciar seus recursos de Tecnologia da Informação. A governança busca equilibrar os riscos e o retorno sobre os investimentos em TI, em alinhamento com o planejamento estratégico, de modo a contribuir para os resultados da área fim.


Atribuições

No TRT da 20ª Região, as atribuições relativas à Governança de TI são de competência do Escritório de Governança e Segurança da Informação (EGSI), da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, de acordo com o disposto no Regulamento Geral da Secretaria (Resolução Administrativa Nº 047/2011, Art. 21-B).

Entre as atribuições específicas de governança, destacam-se:

  • auxiliar as demais unidades da SETIC no desenvolvimento e documentação de métodos, processos de trabalho, procedimentos, fluxos e indicadores, visando à melhoria das atividades desenvolvidas;
  • monitorar métodos, processos de trabalho, procedimentos, fluxos e indicadores utilizados pelas demais unidades da SETIC;
  • documentar e propor a regulamentação dos métodos e processos de trabalho da SETIC;
  • manter registros sobre as informações necessárias à governança de TIC, a exemplo do parque tecnológico, indicadores, metas, orçamento, entre outros;
  • centralizar as informações relativas a todos os itens monitorados pelas unidades que integram a SETIC;
  • acompanhar o cumprimento das metas relativas à área de TIC, estabelecidas nos Planos Estratégicos do Poder Judiciário, da Justiça do Trabalho, do Tribunal e da SETIC;
  • planejar e adotar as medidas necessárias ao levantamento de dados e informações relacionados à governança de TI visando atender a solicitações e determinações do CNJ, CSJT, TCU, dentre outros órgãos;
  • auxiliar na elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI).

Planejamento Estratégico de TIC - PETIC

Plano Diretor de Tecnologia da Informação - PDTI

Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (COMTIC)

A atuação do Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (COMTIC) do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região é disciplinada pelo ATO DG.PR.Nº 049/2011.

Atribuições

  • Elaborar a proposta do PETI;
  • Acompanhar a execução do PETI;
  • Apresentar, para aprovação pela Presidência, o PDTI proposto pela SETIC para o exercício seguinte;
  • Acompanhar a execução do PDTI;
  • Manifestar-se sobre as ações e investimentos não previstos inicialmente no PDTI;
  • Sugerir à Presidência do Tribunal a implementação e aperfeiçoamento de sistemas judiciários e administrativos, bem como normas e procedimentos de utilização;
  • Receber e analisar as críticas e sugestões dos usuários, visando ao aperfeiçoamento dos sistemas em operação;
  • Sugerir à Presidência a prioridade das ações de informática;
  • Planejar, acompanhar, propor estratégias, sugerir soluções ou regulamentações para a implantação do processo eletrônico;
  • Exercer outras atribuições definidas pela Presidência em relação à tecnologia da informação e comunicação.

Composição

  • 1 (um) Desembargador Federal do Trabalho (coordenador);
  • 1 (um) Juiz do Trabalho de 1º grau (subcoordenador);
  • Diretor-Geral da Secretaria;
  • Secretário Geral da Presidência;
  • Assessor de Gestão Estratégica;
  • Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Atas de Reunião

Data Reunião
04/04/2018 23ª Reunião do COMTIC
06/12/2017 22ª Reunião do COMTIC
09/10/2017 21ª Reunião do COMTIC
19/07/2017 20ª Reunião do COMTIC
26/05/2017 19ª Reunião do COMTIC
19/04/2017 18ª Reunião do COMTIC
07/12/2016 17ª Reunião do COMTIC
15/05/2016 16ª Reunião do COMTIC
16/03/2016 15ª Reunião do COMTIC
04/02/2016 14ª Reunião do COMTIC
08/09/2015 13ª Reunião do COMTIC
13/05/2015 12ª Reunião do COMTIC
01/09/2014 11ª Reunião do COMTIC
30/05/2014 10ª Reunião do COMTIC
19/03/2014 9ª Reunião do COMTIC
05/08/2013 8ª Reunião do COMTIC
21/06/2013 7ª Reunião do COMTIC
30/03/2012 6ª Reunião do COMTIC
05/03/2012 5ª Reunião do COMTIC
06/05/2011 4ª Reunião do COMTIC
26/10/2010 3ª Reunião do COMTIC
08/09/2010 2ª Reunião do COMTIC
17/08/2010 1ª Reunião do COMTIC

 

Levantamentos de governança de TIC realizados pelo TCU (Perfil GovTI)

Relatórios de acompanhamento de gestão de TIC

 

Projetos Estratégicos de TI

 (Atualizado em 15/10/2018)

Projeto       Processo Situação    Conclusão
 EPTI-P44 - Modernização das Salas de Audiência 31781/2017 Atualização da nova versão do KENTA concluída, treinamento para usuários realizado. Pendente apenas a troca dos notebooks da Vara e Lagarto.  Outubro/2018
 EPTI-P45 - Implantação do sistema de Diárias e Viagens  31944/2017 TRT3 anunciou que vai liberar a versão 4.14 para homologação a qual contempla, dentre outras funcionalidades, integração com o SIGEO centralizado e com o SAF. Janeiro/2019
EPTI-P47 - Implantação do Sistema eCarta 31607/2017 "Projeto já concluído" mas novas melhorias foram solicitadas por  Marcos Xavier  no email automático enviados pelo sistema aos usuários, notificando erros na elaboração das correpondências. Esses ajustes serão ainda sendo realizados pela equipe do projeto em razão do sistema ainda não ter sido passado para as equipes de sustentação e desenvolvimento. Agosto/2018
EPTI-P49 - Implantação FolhaWeb 32130/2018 Disponibilizado o sistema em ambiente de produção em 01/01/2018. Sendo realizada a execução em paralelo com o sistema de Folha legado. Folha de Setembro bateu 91% dos contracheques (valor líquido) e batimento da Folha de Outubro em andamento. Perspetiva de batimento da Folha de novembro é de 95% com a instalação da nova versão do sistema de Folha (1.2.0)

Janeiro/2019

EPTI-P50 - Alvará Eletrônico 31991/2018 Sistema implantado nas demais Varas em 03/10/2018. Está em andamento procedimentos para emissão de Alvarás de processos físicos. Acompanhamento do andmamento do projeto sendo feito pela equipe de sustentação durante o período de férias do gerente do projeto. Outubro/2018
EPTI-P51 - Módulos remanescentes do SIGEP - Projeto com andamento prejudicado em razão da sobrecarga do técnico alocado. O foco no momento é a instalação do PROGECOM e obtenção das planilhas de dados do TRT, junto à empresa Leme. A ser planejada
EPTI-P52 - Cadastro de Penhora - Encaminhado ao TRT15 ofício solicitando o sistema. Aguardando resposta. Até lá nenhuma ação será adotada. A ser planejada
EPTI-P41 - Aperfeiçoamento da gerência de projetos e portfólio - Nova metodologia já em uso, com apoio do escritório na proposta da SETIC de escalibilidade do uso das práticas ágeis. Dezembro/2018
EPTI-P48 - Implantação do Prontuário Eletrônico de Saúde 31878/2017  Projeto aguardando posicionamento do comitê gestor do SIGEP quanto à possibilidade de liberação da aplicação. Sistema está sendo desenvolido pelos regionais 5 e 16. A ser planejada
EPTI-D03 - Desfazimento de Bens - 2016 31717/2018

Projeto Concluído.

Abril/2018
EPTI-D07 - Recadastramento 2017 (eSocial) - Projeto Concluído.
Janeiro/2018
EPTI-D08 - Implantação Módulo EJUDTRT - Projeto Concluído. Abril/2018

Material do Curso de Gerenciamento Ágil de Projetos

  1. Módulo I - Introdução
  2. Módulo II - Gerenciamento Ágil de Projeto

 

Política de Segurança da Informação

  1. RESOLUÇÃO ADMINISTRATIVA Nº 067/2013 - Institui a Política de Segurança da Informação do TRT da 20ª Região

Av. Carlos Rodrigues da Cruz, s/nº - Capucho - CEP: 49081-015

Centro Administrativo Gov. Augusto Franco - Aracaju/SE

CNPJ 01.445.033/0001-08