Marca TRT 30 anos
  • RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Visando a atender o que dispõe a Resolução Nº 401 do CNJ, de 16/06/2021, notadamente o art. 4º, o TRT da 20ª Região tem tomado, gradativamente, medidas de acessibilidade que permitam a inclusão de pessoas com deficiência aos serviços prestados pelo Regional.

Atendendo ao caput do art. 25 da referida Resolução, o TRT da 20ª Região mantém uma Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, integrada por magistrada e servidores(as) do Tribunal.

No tocante ao art. 4º, inciso I, da referida Resolução, que fala sobre “o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras), do Braille, da audiodescrição, da subtitulação, da comunicação aumentativa e alternativa, e de todos os demais meios, modos e formatos acessíveis de comunicação”, o TRT da 20ª Região tem adotado as seguintes medidas:

 

LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)

O Tribunal utiliza intérprete de Linguagem Brasileira de Sinais em suas manifestações públicas, a exemplo de eventos oficiais (solenidades de posse, cerimônias de entrega de insígnias, entre outros).

Exemplos

 Data  Solenidade/Cerimônia/Evento/Notícia Tipo
28/03/2022 Primeira sessão presencial do ano do Pleno do TRT-20 é realizada notícia
28/03/2022 2ª Sessão Ordinária do Pleno do TRT-20 presencial
14/12/2020 Solenidade de Posse dos Novos Dirigentes do TRT da 20ª Região (biênio 2020-2022) telepresencial
08/11/2019 TRT20 entrega Insígnias da Ordem Sergipana do Mérito Trabalhista 2019 presencial
03/09/2019 TRT20 realiza II Fórum de Acessibilidade e Inclusão presencial
26/07/2019 TRT20 realiza ciclo de debates alusivo ao Dia Nacional de Prevenção de Acidente de Trabalho presencial
10/10/2018 TRT20 promove Fórum de Acessibilidade e Inclusão presencial

Treinamentos

Ano Treinamento Tipo
2021 TRT-20 realizou curso de LIBRAS de 1º de setembro a 29 de novembro telepresencial
2020 Acessibilidade: servidores do TRT20 participam de curso de Libras telepresencial
2015 Servidores são capacitados para atendimento em Libras presencial
2011 Servidores participam de curso de libras presencial

VLibras

Ainda com relação aos portadores de deficiência auditiva, o portal do TRT da 20ª Região está integrado à ferramenta VLibras, programa de computador que permite a tradução automática do conteúdo do site para Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS).

O VLibras pode ser acionado clicando nas duas mãos (símbolo que representa “acessível em Libras”) localizadas no lado direito da página ou na barra superior da página (linha azul marinho), onde também se encontram outros ícones, tais como: aumentar fonte (A+), diminuir fonte (A-) e contraste, estes últimos relacionados à acessibilidade visual.

Caso queira saber mais sobre o software, basta acessar o site VLibras, que ainda disponibiliza vídeos explicativos e manual de uso da ferramenta. O programa pode ser utilizado em computadores, celulares ou tablets.

VLibras-ícone.jpg

  

LEGENDAS

O TRT da 20ª Região tem buscado aprimorar o uso de legendas no seu portal da Internet e em seus vídeos oficiais, tais como nas sessões de julgamento e nas solenidades, cerimônias e demais eventos públicos.

Até 2019, nos eventos presenciais, as legendas eram produzidas de forma automática quando do upload do vídeo para o canal do TRT20 no YouTube.

Desde o segundo semestre de 2020, em todas as manifestações públicas (que aconteceram, em sua maioria, de forma telepresencial), as legendas têm sido produzidas automaticamente e em tempo real por meio do software gratuito "Web Captioner", para transmissão em tempo real ou posterior upload para o canal do TRT20 no YouTube, conforme o caso.

No portal do TRT20 na Internet, as imagens relativas a notícias apresentam legendas com o título da matéria. 

Exemplos

Data Solenidade/Cerimônia/Evento Tipo
03/12/2021 IX Fórum de Gestão Estartégica - A Era das Transformações: Governança - Inovação - Gente telepresencial
22/09/2021 Webinar - "Saúde Mental e Trabalho" telepresencial  
17/08/2021 Webinar - Saúde dos trabalhadores em tempo de pandemia: teletrabalho e ergonomia telepresencial  
15/06/2021  Webinar - Aprendizagem no enfrentamento ao trabalho infantil-relato de aprendizes, instituições concedentes e formadoras telepresencial  
14/12/2020 Solenidade de Posse dos Novos Dirigentes do TRT da 20ª Região (biênio 2020-2022) telepresencial
11/12/2020 VIII Fórum de Gestão Estratégica telepresencial
19/11/2020 Webinar - “Combate ao Trabalho Infantil” telepresencial
22/10/2020 XIII Congresso Sergipano de Direito e Processo do Trabalho e 6º Congresso Regional da ABDT telepresencial
22/09/2020 Webinar - Trabalho Seguro na retomada dos serviços presenciais no TRT20 telepresencial
16/09/2020 Webinar - Enfrentamento da Ansiedade e a Saúde Mental telepresencial
26/08/2020 Webinar - Desafios da Mulher no Trabalho Remoto telepresencial
08/11/2019 Ordem Sergipana do Mérito Trabalhista 2019 presencial
(vídeo)
03/09/2019 II Fórum de Acessibilidade e Inclusão presencial
(vídeo)
26/07/2019 III Ciclo de Debates do Trabalho Seguro: Prevenção de Acidentes de Trabalho e Assédio no Trabalho presencial
(vídeo)
14/12/2018 Posse da Administração do TRT da 20ª Região (biênio 2018-2020) presencial
(vídeo)

 

AUDIODESCRIÇÃO & DESCRIÇÃO DE IMAGENS

No livro “Audiodescrição - Transformando Imagens em Palavras”, os organizadores Lívia Maria Villela de Melo Motta e Paulo Romeu Filho informam que a audiodescrição (AD) “[...] É uma atividade de mediação linguística, uma modalidade de tradução intersemiótica, que transforma o visual em verbal, abrindo possibilidades maiores de acesso à cultura e à informação, contribuindo para a inclusão cultural, social e escolar. Além das pessoas com deficiência visual, a audiodescrição amplia também o entendimento de pessoas com deficiência intelectual, idosos e disléxicos.”

Assim, o TRT da 20ª Região utiliza, desde janeiro de 2020, a descrição de imagens em seu perfil no Instagram (trt20_sergipe), fazendo uso de hashtags como #pracegover ou #pratodosverem, com o intuito de tornar as postagens acessíveis a todos.

 PRINT_TRANSPARENCIA_PARABENS_ARACAJU.png  PRINT_TRANSPARENCIA_DIA_DO_OFICIAL_DE_JUSTIÇA.png

Em 2022, com o retorno das sessões presenciais, as sessões de julgamento dos órgãos colegiados passaram a contar com o recurso da audiodescrição, promovendo mais acessibilidade a todos que as acompanham.

Notícias e vídeos relacionados

Data Notícia Vídeo 
28/03/2022 Primeira sessão presencial do ano do Pleno do TRT-20 é realizada Sessão
23/03/2022 Primeira sessão presencial do ano da 1ª Turma do TRT-20 é realizada  Sessão
22/03/2022 Primeira sessão presencial do ano da 2ª Turma do TRT-20 é realizada Sessão

  

TESTES DE ACESSIBILIDADE

O portal do TRT da 20ª Região vem atendendo aos requisitos exigidos pelo Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG).

Tais requisitos podem ser verificados pelo Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios (ASES):

 Site do ASES  Avaliação realizada em abril/2022
https://asesweb.governoeletronico.gov.br/ TelaAvaliacaoASES.pdf