Governança de TI diz respeito ao conjunto de processos e mecanismos que têm como objetivo a melhoria contínua da capacidade da organização em gerenciar seus recursos de Tecnologia da Informação. A governança busca equilibrar os riscos e o retorno sobre os investimentos em TI, em alinhamento com o planejamento estratégico, de modo a contribuir para os resultados da área fim.
Atribuições
No TRT da 20ª Região, as atribuições relativas ao apoio à Governança de TIC são de competência do Divisão de Apoio à Governança e Gestão de TIC (DIGOV), da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, de acordo com o disposto no Regulamento Geral da Secretaria (Resolução Administrativa Nº 047/2011, art. 20).
Política de Governança de TIC
- Ato SGP.PR Nº 014/2023 - Institui a Política de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região.
Organograma
Planejamento Estratégico de TIC - PETIC
Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação - PDTIC
2025-2026
2023-2024
2021-2022
Monitoramento Tático |
Ano |
Trimestre |
Relatório |
2022 |
3 |
 |
2022 |
2 |
 |
2022 |
1 |
 |
2021 |
4 |
 |
2021 |
3 |
 |
2021 |
2 |
 |
2019-2020
2017-2018
2015-2016
Plano de Transformação Digital - PTD
Plano Orçamentário de TIC
Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (COMTIC)
A atuação e as atribuições do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (COMTIC) do TRT da 20ª Região são disciplinadas pelo Ato SGP.PR Nº 015/2023.
Composição
- 1 (um) Desembargador Federal do Trabalho (coordenador);
- 1 (um) Juiz do Trabalho de 1º grau (subcoordenador);
- Diretor-Geral da Secretaria;
- Secretário Geral da Presidência;
- Assessor de Gestão Estratégica;
- Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação.
Atas de Reunião
As atas das reuniões do COMTIC podem ser obtidas aqui na página do Portal do TRT20 relativa aos comitês deste Tribunal, na seção "Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (COMTIC)".
Levantamentos de governança de TIC realizados pelo CNJ (iGovTIC-JUD)
2021
2020
2019
2018
2017
2016
Levantamentos de governança de TIC realizados pelo TCU (Perfil GovTI)
Relatórios de acompanhamento de gestão de TIC
Os relatórios de gestão de TIC de 2018 em diante estão consolidados nas seções correspondentes à gestão de tecnologia da informação dos relatórios de gestão do TRT20.
Metodologia de Gerenciamento de Projetos
Material do Curso de Gerenciamento Ágil de Projetos
- Módulo I - Introdução
- Módulo II - Gestão Ágil de Projetos
Política de Gestão de Pessoas de Tecnologia da Informação e Comunicação
- ATO DG.PR nº 34/2020 - Institui a Política de Gestão de Pessoas de Tecnologia da Informação e Comunicação no âmbito do TRT da 20ª Região
Política de Segurança da Informação
- RESOLUÇÃO ADMINISTRATIVA Nº 060/2023 - Institui a Política de Segurança da Informação do TRT da 20ª Região
Processos
Processos de Contratação de Soluções de TIC (Ato nº 200/2014)
Diagramas dos processos:
- Modelo de Planejamento das Contratações de STIC - TRT20
- Criação do Plano de Contratação de STIC
- Gestão do Plano de Contratação de STIC
- Planejamento das Contratações de STIC
- Elaboração dos Estudos Preliminares
Modelos dos documentos:
- Análise de Viabilidade de STIC v2.0
- Documento de Oficialização da Demanda de STIC
- Estudos Complementares de STIC v2.0
- Estudos Preliminares de STIC v2.0
- Formulario de Equivalência de Estudos Preliminares
- Formulario de Equivalência de Termo de Referência
- Plano de Contratação
- PRE DOD ou DLD - Documento de Levantamento da Demanda de STIC
- Termo de Referência - completo - v3
- Termo de Referência - entrega imediata e valor até 80 mil
Catálogo de Serviços de TIC
O Catálogo de Serviço de TIC contém os serviços TI prestados ao Tribunal, garantindo que as áreas de negócio consigam visualizar uma imagem precisa e consistente dos serviços de TIC disponíveis.
Cada serviço constante do catálogo é acompanhado de suas ofertas e do prazo acordado para a resolução da solicitação, denominado Acordo de Nível de Serviço (ANS) ou, do inglês, Service Level Agreement (SLA).
Acesse aqui o nosso Catálogo de Serviços de TIC (última revisão: 14/04/2021).
Os serviços de TIC são suportados por serviços técnicos de nível operacional. Acesse aqui o Catálogo de Serviços Técnicos.
AssystNET
O AssystNET é software que permite ao usuário cadastrar e acompanhar suas solicitações de serviços, sejam elas incidentes ou solicitações de atendimento.
O serviço pode ser acessado na área de Acesso Rápido da Intranet, ou diretamente através do endereço https://servicos.trt20.jus.br.
Processos de Desenvolvimento de Software
Processos de Capacitação de TIC
Processos de Planejamento de TIC
Processos de Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação
- ATO DG.PR Nº 032/2020 - Institui a Norma de Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região.
Processo |
Documentos |
Fluxos |
Última revisão |
Gerenciamento de Catálogo de Serviços de TIC |
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06/10/2021 |
Gerenciamento de Nível de Serviço |
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06/10/2021 |
Central de Serviços de TIC |
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05/03/2024 |
Gerenciamento de Incidentes |
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05/03/2024 |
Cumprimento de Requisições |
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05/03/2024 |
Gerenciamento de Problemas |
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05/03/2024 |
Gerenciamento de Mudança |
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13/06/2024 |
Gerenciamento de Liberação |
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13/06/2024 |
Gerenciamento de Eventos |
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13/06/2024 |
Gerenciamento de Conhecimento |
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13/06/2024 |
Gerenciamento de Configuração e Ativos |
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08/02/2023 |
Gerenciamento de Disponibilidade e Capacidade |
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15/02/2023 |