Marca TRT 30 anos
  • RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Governança de TI diz respeito ao conjunto de processos e mecanismos que têm como objetivo a melhoria contínua da capacidade da organização em gerenciar seus recursos de Tecnologia da Informação. A governança busca equilibrar os riscos e o retorno sobre os investimentos em TI, em alinhamento com o planejamento estratégico, de modo a contribuir para os resultados da área fim.


Atribuições

No TRT da 20ª Região, as atribuições relativas à Governança de TI são de competência do Escritório de Governança e Segurança da Informação (EGSI), da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, de acordo com o disposto no Regulamento Geral da Secretaria (Resolução Administrativa Nº 047/2011, Art. 21-B).

Entre as atribuições específicas de governança, destacam-se:

  • auxiliar as demais unidades da SETIC no desenvolvimento e documentação de métodos, processos de trabalho, procedimentos, fluxos e indicadores, visando à melhoria das atividades desenvolvidas;
  • monitorar métodos, processos de trabalho, procedimentos, fluxos e indicadores utilizados pelas demais unidades da SETIC;
  • documentar e propor a regulamentação dos métodos e processos de trabalho da SETIC;
  • manter registros sobre as informações necessárias à governança de TIC, a exemplo do parque tecnológico, indicadores, metas, orçamento, entre outros;
  • centralizar as informações relativas a todos os itens monitorados pelas unidades que integram a SETIC;
  • acompanhar o cumprimento das metas relativas à área de TIC, estabelecidas nos Planos Estratégicos do Poder Judiciário, da Justiça do Trabalho, do Tribunal e da SETIC;
  • planejar e adotar as medidas necessárias ao levantamento de dados e informações relacionados à governança de TI visando atender a solicitações e determinações do CNJ, CSJT, TCU, dentre outros órgãos;
  • auxiliar na elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI).

Organograma

Planejamento Estratégico de TIC - PETIC

Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação - PDTIC

2023-2024

2021-2022

Monitoramento Tático 
 Ano Trimestre  Relatório 
2022 3 Caderno
2022 2 Caderno
 2022 1  Caderno
 2021 4  Caderno
 2021 3  Caderno
2021 2 Caderno

 

2019-2020

2017-2018

2015-2016

Plano de Transformação Digital - PTD

Plano Orçamentário de TIC

Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (COMTIC)

A atuação do Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (COMTIC) do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região é disciplinada pelo ATO DG.PR.Nº 049/2011.

Atribuições

  • Apresentar, para aprovação pela Presidência, o PDTIC proposto pela SETIC para o exercício seguinte;
  • Acompanhar a execução do PDTIC;
  • Manifestar-se sobre as ações e investimentos não previstos inicialmente no PDTIC;
  • Sugerir à Presidência do Tribunal a implementação e aperfeiçoamento de sistemas judiciários e administrativos, bem como normas e procedimentos de utilização;
  • Receber e analisar as críticas e sugestões dos usuários, visando ao aperfeiçoamento dos sistemas em operação;
  • Sugerir à Presidência a prioridade das ações de informática;
  • Planejar, acompanhar, propor estratégias, sugerir soluções ou regulamentações para a implantação do processo eletrônico;
  • Exercer outras atribuições definidas pela Presidência em relação à tecnologia da informação e comunicação.

Composição

  • 1 (um) Desembargador Federal do Trabalho (coordenador);
  • 1 (um) Juiz do Trabalho de 1º grau (subcoordenador);
  • Diretor-Geral da Secretaria;
  • Secretário Geral da Presidência;
  • Assessor de Gestão Estratégica;
  • Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Atas de Reunião

Data Reunião
14/02/2022 39ª Reunião do COMTIC
16/12/2021 38ª Reunião do COMTIC
25/10/2021 37ª Reunião do COMTIC
30/07/2021 36ª Reunião do COMTIC
04/06/2021 35ª Reunião do COMTIC
04/12/2020 34ª Reunião do COMTIC
04/09/2020 33ª Reunião do COMTIC
12/05/2020 32ª Reunião do COMTIC
21/02/2020 31ª Reunião do COMTIC
16/12/2019 30ª Reunião do COMTIC
30/09/2019 29ª Reunião do COMTIC
30/08/2019 28ª Reunião do COMTIC
01/08/2019 27ª Reunião do COMTIC
10/12/2018 26ª Reunião do COMTIC
14/11/2018 25ª Reunião do COMTIC
23/08/2018 24ª Reunião do COMTIC
04/04/2018 23ª Reunião do COMTIC
06/12/2017 22ª Reunião do COMTIC
09/10/2017 21ª Reunião do COMTIC
19/07/2017 20ª Reunião do COMTIC
26/05/2017 19ª Reunião do COMTIC
19/04/2017 18ª Reunião do COMTIC
07/12/2016 17ª Reunião do COMTIC
15/05/2016 16ª Reunião do COMTIC
16/03/2016 15ª Reunião do COMTIC
04/02/2016 14ª Reunião do COMTIC
08/09/2015 13ª Reunião do COMTIC
13/05/2015 12ª Reunião do COMTIC
01/09/2014 11ª Reunião do COMTIC
30/05/2014 10ª Reunião do COMTIC
19/03/2014 9ª Reunião do COMTIC
05/08/2013 8ª Reunião do COMTIC
21/06/2013 7ª Reunião do COMTIC
30/03/2012 6ª Reunião do COMTIC
05/03/2012 5ª Reunião do COMTIC
06/05/2011 4ª Reunião do COMTIC
26/10/2010 3ª Reunião do COMTIC
08/09/2010 2ª Reunião do COMTIC
17/08/2010 1ª Reunião do COMTIC

 

Levantamentos de governança de TIC realizados pelo CNJ (iGovTIC-JUD)

2021

2020

2019

2018

2017

2016

Levantamentos de governança de TIC realizados pelo TCU (Perfil GovTI)

Relatórios de acompanhamento de gestão de TIC

Os relatórios de gestão de TIC de 2018 em diante estão consolidados nas seções correspondentes à gestão de tecnologia da informação dos relatórios de gestão do TRT20.

 

Projetos Estratégicos de TI


Metodologia de Gerenciamento de Projetos 

Metodologia

Material do Curso de Gerenciamento Ágil de Projetos

  1. Módulo I - Introdução
  2. Módulo II - Gestão Ágil de Projetos 

Política de Gestão de Pessoas de Tecnologia da Informação e Comunicação

  1. ATO DG.PR nº 34/2020 - Institui a Política de Gestão de Pessoas de Tecnologia da Informação e Comunicação no âmbito do TRT da 20ª Região

Política de Segurança da Informação

  1. RESOLUÇÃO ADMINISTRATIVA Nº 067/2013 - Institui a Política de Segurança da Informação do TRT da 20ª Região

Processos

Processos de Contratação de Soluções de TIC (Ato nº 200/2014)

Diagramas dos processos:

  1. Modelo de Planejamento das Contratações de STIC - TRT20
  2. Criação do Plano de Contratação de STIC
  3. Gestão do Plano de Contratação de STIC
  4. Planejamento das Contratações de STIC
  5. Elaboração dos Estudos Preliminares

Modelos dos documentos:

  1. Análise de Viabilidade de STIC v2.0
  2. Documento de Oficialização da Demanda de STIC
  3. Estudos Complementares de STIC v2.0
  4. Estudos Preliminares de STIC v2.0
  5. Formulario de Equivalência de Estudos Preliminares
  6. Formulario de Equivalência de Termo de Referência
  7. Plano de Contratação
  8. PRE DOD ou DLD - Documento de Levantamento da Demanda de STIC
  9. Termo de Referência - completo - v3
  10. Termo de Referência - entrega imediata e valor até 80 mil

Catálogo de Serviços de TIC

O Catálogo de Serviço de TIC contém os serviços TI prestados ao Tribunal, garantindo que as áreas de negócio consigam visualizar uma imagem precisa e consistente dos serviços de TIC disponíveis.

Cada serviço constante do catálogo é acompanhado de suas ofertas e do prazo acordado para a resolução da solicitação, denominado Acordo de Nível de Serviço (ANS) ou, do inglês, Service Level Agreement (SLA).

Acesse aqui o nosso Catálogo de Serviços de TIC (última revisão: 14/04/2021).

Os serviços de TIC são suportados por serviços técnicos de nível operacional. Acesse aqui o Catálogo de Serviços Técnicos.

AssystNET

O AssystNET é software que permite ao usuário cadastrar e acompanhar suas solicitações de serviços, sejam elas incidentes ou solicitações de atendimento.

O serviço pode ser acessado na área de Acesso Rápido da Intranet, ou diretamente através do endereço https://servicos.trt20.jus.br.

Processos de Desenvolvimento de Software

Processos de Capacitação de TIC

Processos de Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação

  • ATO DG.PR Nº 032/2020 - Institui a Norma de Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região.
Processo Documentos Fluxos Última revisão
 Gerenciamento de Catálogo de Serviços de TIC Caderno Fluxos 06/10/2021
Gerenciamento de Nível de Serviço Caderno Fluxos 06/10/2021
Central de Serviços de TIC Caderno Fluxos 20/10/2021
Gerenciamento de Incidentes Caderno Fluxos 12/11/2021
Cumprimento de Requisições Caderno Fluxos 03/02/2022
Gerenciamento de Problemas Caderno Fluxos 04/05/2020
Gerenciamento de Mudança Caderno Fluxos 07/10/2021
Gerenciamento de Liberação Caderno Fluxos 14/09/2021
Gerenciamento de Eventos Caderno Fluxos 29/03/2022
Gerenciamento de Conhecimento Caderno Fluxos 29/03/2022
Gerenciamento de Configuração e Ativos Caderno   21/07/2022