Governança de TI diz respeito ao conjunto de processos e mecanismos que têm como objetivo a melhoria contínua da capacidade da organização em gerenciar seus recursos de Tecnologia da Informação. A governança busca equilibrar os riscos e o retorno sobre os investimentos em TI, em alinhamento com o planejamento estratégico, de modo a contribuir para os resultados da área fim.
- Atribuições
- Planejamento Estratégico de TIC - PETIC
- Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação - PDTIC
- Plano Orçamentário de TIC
- Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (COMTIC)
- Levantamentos de governança de TIC realizados pelo CNJ (iGovTIC-JUD)
- Levantamentos de governança de TIC realizados pelo TCU (Perfil GovTI)
- Relatórios de Acompanhamento de Gestão de TI
- Projetos Estratégicos de TI
- Política de Segurança da Informação
- Política de Gestão de Pessoas de TIC
- Catálogo de Serviços TIC
- Processos
Atribuições
No TRT da 20ª Região, as atribuições relativas à Governança de TI são de competência do Escritório de Governança e Segurança da Informação (EGSI), da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, de acordo com o disposto no Regulamento Geral da Secretaria (Resolução Administrativa Nº 047/2011, Art. 21-B).
Entre as atribuições específicas de governança, destacam-se:
- auxiliar as demais unidades da SETIC no desenvolvimento e documentação de métodos, processos de trabalho, procedimentos, fluxos e indicadores, visando à melhoria das atividades desenvolvidas;
- monitorar métodos, processos de trabalho, procedimentos, fluxos e indicadores utilizados pelas demais unidades da SETIC;
- documentar e propor a regulamentação dos métodos e processos de trabalho da SETIC;
- manter registros sobre as informações necessárias à governança de TIC, a exemplo do parque tecnológico, indicadores, metas, orçamento, entre outros;
- centralizar as informações relativas a todos os itens monitorados pelas unidades que integram a SETIC;
- acompanhar o cumprimento das metas relativas à área de TIC, estabelecidas nos Planos Estratégicos do Poder Judiciário, da Justiça do Trabalho, do Tribunal e da SETIC;
- planejar e adotar as medidas necessárias ao levantamento de dados e informações relacionados à governança de TI visando atender a solicitações e determinações do CNJ, CSJT, TCU, dentre outros órgãos;
- auxiliar na elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI).
Planejamento Estratégico de TIC - PETIC
- Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação - PETIC 2021-2026
- Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação - PETIC 2015-2020
Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação - PDTIC
2021-2022
- Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação - PDTIC 2021-2022 (revisão 2022.1)
- Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação - PDTIC 2021-2022
Monitoramento Tático | ||
Ano | Trimestre | Relatório |
2022 | 2 | ![]() |
2022 | 1 | ![]() |
2021 | 4 | ![]() |
2021 | 3 | ![]() |
2021 | 2 | ![]() |
2019-2020
2017-2018
2015-2016
Plano Orçamentário de TIC
- Plano Orçamentário de TIC - 2022
- Plano Orçamentário de TIC - 2021
- Plano Orçamentário de TIC - 2020
- Plano Orçamentário de TIC - 2019
Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (COMTIC)
A atuação do Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (COMTIC) do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região é disciplinada pelo ATO DG.PR.Nº 049/2011.
Atribuições
- Elaborar a proposta do PETI;
- Acompanhar a execução do PETI;
- Apresentar, para aprovação pela Presidência, o PDTI proposto pela SETIC para o exercício seguinte;
- Acompanhar a execução do PDTI;
- Manifestar-se sobre as ações e investimentos não previstos inicialmente no PDTI;
- Sugerir à Presidência do Tribunal a implementação e aperfeiçoamento de sistemas judiciários e administrativos, bem como normas e procedimentos de utilização;
- Receber e analisar as críticas e sugestões dos usuários, visando ao aperfeiçoamento dos sistemas em operação;
- Sugerir à Presidência a prioridade das ações de informática;
- Planejar, acompanhar, propor estratégias, sugerir soluções ou regulamentações para a implantação do processo eletrônico;
- Exercer outras atribuições definidas pela Presidência em relação à tecnologia da informação e comunicação.
Composição
- 1 (um) Desembargador Federal do Trabalho (coordenador);
- 1 (um) Juiz do Trabalho de 1º grau (subcoordenador);
- Diretor-Geral da Secretaria;
- Secretário Geral da Presidência;
- Assessor de Gestão Estratégica;
- Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação.
Atas de Reunião
Levantamentos de governança de TIC realizados pelo CNJ (iGovTIC-JUD)
2021
- Relatório Geral de Resultados iGovTIC-JUD 2021
- Resultados do TRT20 para o iGovTIC-JUD - 2021 (acessar Painel iGovTIC-JUD (2021-2026)
2020
2019
2018
2017
2016
Levantamentos de governança de TIC realizados pelo TCU (Perfil GovTI)
Relatórios de acompanhamento de gestão de TIC
- Relatório de Gestão do TCU 2017 - Tecnologia da Informação
- Relatório de Gestão do TCU 2016 - Tecnologia da Informação
- Relatório de Gestão do TCU 2015 - Tecnologia da Informação
Os relatórios de gestão de TIC de 2018 em diante estão consolidados nas seções correspondentes à gestão de tecnologia da informação dos relatórios de gestão do TRT20.
Projetos Estratégicos de TI
(Projetos de implantação dos sistemas nacionais e demais ações projetizáveis acompanhadas pelo Escritório de Projetos da SETIC)
(Atualizado em 23/04/2021)
Projeto | Processo | Situação | Conclusão |
EPTI-P41 - Aperfeiçoamento da gerência de projetos e portfólio | - | PROJETO EM FASE DE CONCLUSÃO - Documento da nova metodologia elaborado pela SETIC e aprovado pelo COMTIC. Pendente apenas a elaboração e publicação do novo ato constitutivo em substituição do ATO SGP.PR.Nº 015/2011. Aguardando sinalização da governança para publicação. | Aguardando definição de data para publicação do ato. |
EPTI-P45 - Implantação do sistema de Diárias e Viagens | 31944/2017 | PROJETO EM ANDAMENTO - Homologação gestora da versão nacional e centralizada do sistema (Portal de Administração Orçamentária e Financeira - Programa SIGEO-JT) foi retomada em fev/2021. | Dezembro/2021 |
EPTI-P48 - Implantação do Prontuário Eletrônico de Saúde | 31878/2017 | PROJETO EM ANDAMENTO - Homologação quase concluída. Sendo avaliada uma forma de treinamento e verificadas algumas poucas pendências antes de implantar. | Maio/2021 |
EPTI-P49 - Implantação FolhaWeb | 32130/2018 | PRODUTO EM FASE DE MANUTENÇÃO - Projeto concluído com o escopo previsto. As últimas atividades foram para apoio nas folhas de final do ano 2020, apoio na geração da DIRF e criação de relatórios dinâmicos para a equipe de Folha. |
Dezembro/2020 |
EPTI-P51 - Módulos remanescentes do SIGEP | - | PROJETO EM ANDAMENTO - Módulos com homologação em andamento: SIGS, Estagiários, Módulos de Avaliação de Desempenho Funcional. Módulos com homologação não iniciada: PROGECOM. Módulo implantado mas com utilização suspensa por determinação das Escolas Judiciais: SisEjud | Dezembro/2021 |
EPTI-P53 - Implantar solução de Inteligência de Negócio (BI) | - | PRODUTO EM FASE DE EVOLUÇÃO - Projeto concluído dentro do seu escopo inicial previsto, sendo a última entrega o painel de Metas Nacional. Evolução do produto sendo conduzida pelo Escritório de Projetos. | Setembro/2020 |
EPTI-P57 - Reestruturação dos sites | - | PROJETO PARALISADO - As entregas pendentes são relacionadas aos requisitos da LAI, à segurança do site e melhoria arquitetural. As novas ações para o Ranking anual serão comandadas em projetos à parte, pela ASCOM, com apoio da SETIC. | A ser planejada |
EPTI-P58 - Reestruturação da Inteligência de Negócio | - | PROJETO PARALISADO - Em fase de conclusão com a preparação dos treinamentos para disseminação do conhecimento técnico e do processo de trabalho definido. E com perda de prioridade em razão do projeto DATAJUD. | A ser planejada |
EPTI-P59 - Pedido de Providências do CNJ (PP) | - | PROJETO CONCLUÍDO - com as entregas previstas: painel COVID, Página COVID | Agosto/2020 |
EPTI-P61 - Implantação do Gemini no TRT20 | - | PROJETO CONCLUÍDO - Sistema foi instalado nos gabinetes - versão nacional do sistema, integrada ao PJE. Evolução do produto sendo comandada pela equipe de Transição e equipe local de sustentação do PJE. | Dezembro/2020 |
EPTI-P62 - Módulos Remanescentes do Folhaweb | - | PROJETO EM ANDAMENTO - as últimas entregas do projeto foram a implantação do módulo de passivos e cálculo atuarial. Aguardando novas demandas. | Enquanto houver módulos a implantar |
Metodologia de Gerenciamento de Projetos
Material do Curso de Gerenciamento Ágil de Projetos
Política de Gestão de Pessoas de Tecnologia da Informação e Comunicação
- ATO DG.PR nº 34/2020 - Institui a Política de Gestão de Pessoas de Tecnologia da Informação e Comunicação no âmbito do TRT da 20ª Região
Política de Segurança da Informação
- RESOLUÇÃO ADMINISTRATIVA Nº 067/2013 - Institui a Política de Segurança da Informação do TRT da 20ª Região
Processos
Processos de Contratação de Soluções de TIC (Ato nº 200/2014)
Diagramas dos processos:
- Modelo de Planejamento das Contratações de STIC - TRT20
- Criação do Plano de Contratação de STIC
- Gestão do Plano de Contratação de STIC
- Planejamento das Contratações de STIC
- Elaboração dos Estudos Preliminares
Modelos dos documentos:
- Análise de Viabilidade de STIC v2.0
- Documento de Oficialização da Demanda de STIC
- Estudos Complementares de STIC v2.0
- Estudos Preliminares de STIC v2.0
- Formulario de Equivalência de Estudos Preliminares
- Formulario de Equivalência de Termo de Referência
- Plano de Contratação
- PRE DOD ou DLD - Documento de Levantamento da Demanda de STIC
- Termo de Referência - completo - v3
- Termo de Referência - entrega imediata e valor até 80 mil
Catálogo de Serviços de TIC
O Catálogo de Serviço de TIC contém os serviços TI prestados ao Tribunal, garantindo que as áreas de negócio consigam visualizar uma imagem precisa e consistente dos serviços de TIC disponíveis.
Cada serviço constante do catálogo é acompanhado de suas ofertas e do prazo acordado para a resolução da solicitação, denominado Acordo de Nível de Serviço (ANS) ou, do inglês, Service Level Agreement (SLA).
Acesse aqui o nosso Catálogo de Serviços de TIC (última revisão: 14/04/2021).
AssystNET
O AssystNET é software que permite ao usuário cadastrar e acompanhar suas solicitações de serviços, sejam elas incidentes ou solicitações de atendimento.
O serviço pode ser acessado na área de Acesso Rápido da Intranet, ou diretamente através do endereço https://servicos.trt20.jus.br.
Processos de Desenvolvimento de Software
- Ato DG.PR nº40/2019 - Dispõe sobre o Processo de Desenvolvimento de Software no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região
- Processo de Desenvolvimento de Software (última revisão: 01/10/2021)
Processos de Capacitação de TIC
- Ato DG.PR nº 61/2020 - Dispõe sobre o Processo de Gerenciamento de Capacitação de Tecnologia da Informação no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região
- Processo de Capacitação de TIC (fluxos do processo) (última revisão: 15/10/2021)
Processos de Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação
- ATO DG.PR Nº 032/2020 - Institui a Norma de Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região.