Governança de TI diz respeito ao conjunto de processos e mecanismos que têm como objetivo a melhoria contínua da capacidade da organização em gerenciar seus recursos de Tecnologia da Informação. A governança busca equilibrar os riscos e o retorno sobre os investimentos em TI, em alinhamento com o planejamento estratégico, de modo a contribuir para os resultados da área fim.
- Atribuições
- Planejamento Estratégico de TIC - PETIC
- Plano Diretor de Tecnologia da Informação - PDTI
- Plano Orçamentário de TIC
- Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (COMTIC)
- Levantamentos de governança de TIC realizados pelo TCU (Perfil GovTI)
- Relatórios de Acompanhamento de Gestão de TI
- Projetos Estratégicos de TI
- Política de Segurança da Informação
- Política de Gestão de Pessoas de TIC
- Processos
Atribuições
No TRT da 20ª Região, as atribuições relativas à Governança de TI são de competência do Escritório de Governança e Segurança da Informação (EGSI), da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, de acordo com o disposto no Regulamento Geral da Secretaria (Resolução Administrativa Nº 047/2011, Art. 21-B).
Entre as atribuições específicas de governança, destacam-se:
- auxiliar as demais unidades da SETIC no desenvolvimento e documentação de métodos, processos de trabalho, procedimentos, fluxos e indicadores, visando à melhoria das atividades desenvolvidas;
- monitorar métodos, processos de trabalho, procedimentos, fluxos e indicadores utilizados pelas demais unidades da SETIC;
- documentar e propor a regulamentação dos métodos e processos de trabalho da SETIC;
- manter registros sobre as informações necessárias à governança de TIC, a exemplo do parque tecnológico, indicadores, metas, orçamento, entre outros;
- centralizar as informações relativas a todos os itens monitorados pelas unidades que integram a SETIC;
- acompanhar o cumprimento das metas relativas à área de TIC, estabelecidas nos Planos Estratégicos do Poder Judiciário, da Justiça do Trabalho, do Tribunal e da SETIC;
- planejar e adotar as medidas necessárias ao levantamento de dados e informações relacionados à governança de TI visando atender a solicitações e determinações do CNJ, CSJT, TCU, dentre outros órgãos;
- auxiliar na elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI).
Planejamento Estratégico de TIC - PETIC
Plano Diretor de Tecnologia da Informação - PDTI
2019-2020
2017-2018
2015-2016
Plano Orçamentário de TIC
Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (COMTIC)
A atuação do Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (COMTIC) do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região é disciplinada pelo ATO DG.PR.Nº 049/2011.
Atribuições
- Elaborar a proposta do PETI;
- Acompanhar a execução do PETI;
- Apresentar, para aprovação pela Presidência, o PDTI proposto pela SETIC para o exercício seguinte;
- Acompanhar a execução do PDTI;
- Manifestar-se sobre as ações e investimentos não previstos inicialmente no PDTI;
- Sugerir à Presidência do Tribunal a implementação e aperfeiçoamento de sistemas judiciários e administrativos, bem como normas e procedimentos de utilização;
- Receber e analisar as críticas e sugestões dos usuários, visando ao aperfeiçoamento dos sistemas em operação;
- Sugerir à Presidência a prioridade das ações de informática;
- Planejar, acompanhar, propor estratégias, sugerir soluções ou regulamentações para a implantação do processo eletrônico;
- Exercer outras atribuições definidas pela Presidência em relação à tecnologia da informação e comunicação.
Composição
- 1 (um) Desembargador Federal do Trabalho (coordenador);
- 1 (um) Juiz do Trabalho de 1º grau (subcoordenador);
- Diretor-Geral da Secretaria;
- Secretário Geral da Presidência;
- Assessor de Gestão Estratégica;
- Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação.
Atas de Reunião
Data | Reunião |
30/09/2019 | 29ª Reunião do COMTIC |
30/08/2019 | 28ª Reunião do COMTIC |
01/08/2019 | 27ª Reunião do COMTIC |
10/12/2018 | 26ª Reunião do COMTIC |
14/11/2018 | 25ª Reunião do COMTIC |
23/08/2018 | 24ª Reunião do COMTIC |
04/04/2018 | 23ª Reunião do COMTIC |
06/12/2017 | 22ª Reunião do COMTIC |
09/10/2017 | 21ª Reunião do COMTIC |
19/07/2017 | 20ª Reunião do COMTIC |
26/05/2017 | 19ª Reunião do COMTIC |
19/04/2017 | 18ª Reunião do COMTIC |
07/12/2016 | 17ª Reunião do COMTIC |
15/05/2016 | 16ª Reunião do COMTIC |
16/03/2016 | 15ª Reunião do COMTIC |
04/02/2016 | 14ª Reunião do COMTIC |
08/09/2015 | 13ª Reunião do COMTIC |
13/05/2015 | 12ª Reunião do COMTIC |
01/09/2014 | 11ª Reunião do COMTIC |
30/05/2014 | 10ª Reunião do COMTIC |
19/03/2014 | 9ª Reunião do COMTIC |
05/08/2013 | 8ª Reunião do COMTIC |
21/06/2013 | 7ª Reunião do COMTIC |
30/03/2012 | 6ª Reunião do COMTIC |
05/03/2012 | 5ª Reunião do COMTIC |
06/05/2011 | 4ª Reunião do COMTIC |
26/10/2010 | 3ª Reunião do COMTIC |
08/09/2010 | 2ª Reunião do COMTIC |
17/08/2010 | 1ª Reunião do COMTIC |
Levantamentos de governança de TIC realizados pelo TCU (Perfil GovTI)
Relatórios de acompanhamento de gestão de TIC
- Relatório de Gestão do TCU 2017 - Tecnologia da Informação
- Relatório de Gestão do TCU 2016 - Tecnologia da Informação
- Relatório de Gestão do TCU 2015 - Tecnologia da Informação
Projetos Estratégicos de TI
(Projetos de implantação dos sistemas nacionais e demais ações projetizáveis acompanhadas pelo Escritório de Projetos da SETIC)
(Atualizado em 14/01/2021)
Projeto | Processo | Situação | Conclusão |
EPTI-P41 - Aperfeiçoamento da gerência de projetos e portfólio | - | PROJETO EM FASE DE CONCLUSÃO - Documento da nova metodologia elaborado pela SETIC e aprovado pelo COMTIC. Pendente apenas a revisão do ato constitutivo em substituição do ATO SGP.PR.Nº 015/2011. Aguardando sinalização da governança para publicação. | Aguardando definição de data para publicação do ato. |
EPTI-P45 - Implantação do sistema de Diárias e Viagens | 31944/2017 | PROJETO PARALISADO - Paralisada no momento a homologação gestora da versão nacional e centralizada do sistema (Portal de Administração Orçamentária e Financeira - Programa SIGEO-JT). Sistema ainda com pendências impeditivas para implantação. | A ser planejada. |
EPTI-P48 - Implantação do Prontuário Eletrônico de Saúde | 31878/2017 | PROJETO EM ANDAMENTO - Homologação em andamento (versão 1.16.0.0) e estratégia para importação de prontuários físicos sendo elaborada. | Março/2021 |
EPTI-P49 - Implantação FolhaWeb | 32130/2018 | PRODUTO EM FASE DE EVOLUÇÃO - as últimas evoluções do sistema foram para as folhas de final do ano 2020 e criação de novos relatórios dinâmicos para a equipe de Folha. |
- |
EPTI-P51 - Módulos remanescentes do SIGEP | - | PROJETO PARALISADO - Aguardando definição dos gestores quanto à homologação. Módulos ainda não implantados: Módulos de Avaliação de Desempenho Funcional, PROGECOM, Módulo de Estagiários | A definir |
EPTI-P53 - Implantar solução de Inteligência de Negócio (BI) | - |
PRODUTO EM FASE DE EVOLUÇÃO - Projeto concluído dentro do seu escopo inicial previsto, sendo a última entrega o painel de Metas Nacional.
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- |
EPTI-P57 - Reestruturação dos sites | - |
PROJETO EM ANDAMENTO - Realizada a 3a entrega do projeto - vários ajustes pós resultado do Ranking de Transparência e outros lançamentos a exemplo da Página Atalaia para exibição dos painéis de BI.
|
Dezembro/2021 |
EPTI-P58 - Reestruturação da Inteligência de Negócio | - | PROJETO PARALISADO - Em fase de conclusão com a preparação dos treinamentos para disseminação do conhecimento técnico e do processo de trabalho definido. E com perda de prioridade em razão do projeto DATAJUD. | A definir |
EPTI-P59 - Pedido de Providências do CNJ (PP) | - | PROJETO CONCLUÍDO - com as entregas previstas: painel COVID, Página COVID | Agosto/2020 |
EPTI-P61 - Implantação do Gemini no TRT20 | - | PRODUTO EM FASE DE EVOLUÇÃO - Projeto concluído com a instalação nos gabinetes da versão nacional do sistema, integrada ao PJE. | _ |
EPTI-P62 - Módulos Remanescentes do Folhaweb | - | PROJETO EM ANDAMENTO - as últimas entregas do projeto foram a implantação do módulo de passivos e cálculo atuarial, bem como apoio nas folhas de final do ano 2020. | A definir |
Metodologia de Gerenciamento de Projetos
Material do Curso de Gerenciamento Ágil de Projetos
Política de Gestão de Pessoas de Tecnologia da Informação e Comunicação
- ATO DG.PR nº 34/2020 - Institui a Política de Gestão de Pessoas de Tecnologia da Informação e Comunicação no âmbito do TRT da 20ª Região
Política de Segurança da Informação
- RESOLUÇÃO ADMINISTRATIVA Nº 067/2013 - Institui a Política de Segurança da Informação do TRT da 20ª Região
Processos
Processos de Contratação de Soluções de TIC (Ato nº 200/2014)
Diagramas dos processos:
- Modelo de Planejamento das Contratações de STIC - TRT20
- Criação do Plano de Contratação de STIC
- Gestão do Plano de Contratação de STIC
- Planejamento das Contratações de STIC
- Elaboração dos Estudos Preliminares
Modelos dos documentos:
- Análise de Viabilidade de STIC v2.0
- Documento de Oficialização da Demanda de STIC
- Estudos Complementares de STIC v2.0
- Estudos Preliminares de STIC v2.0
- Formulario de Equivalência de Estudos Preliminares
- Formulario de Equivalência de Termo de Referência
- Plano de Contratação
- PRE DOD ou DLD - Documento de Levantamento da Demanda de STIC
- Termo de Referência - completo - v3
- Termo de Referência - entrega imediata e valor até 80 mil
Processos de Desenvolvimento de Software
- Ato DG.PR nº40/2019 - Dispõe sobre o Processo de Desenvolvimento de Software no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região
- Processo de Desenvolvimento de Software (última revisão: 07/10/2020)
Processos de Capacitação de TIC
- Ato DG.PR nº 61/2020 - Dispõe sobre o Processo de Gerenciamento de Capacitação de Tecnologia da Informação no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região
- Processo de Capacitação de TIC (fluxos do processo)(última revisão: 17/06/2020)
Processos de Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação
- ATO DG.PR Nº 032/2020 - Institui a Norma de Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região.
- Catálogo de Serviços de TIC (última revisão: 30/09/2019)