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Em continuidade às ações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) voltadas ao fortalecimento da segurança dos serviços digitais do Poder Judiciário, e em atenção à Portaria CNJ nº 140/2024, o Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-SE) informa que a autenticação em múltiplos fatores (MFA) para usuários externos do Processo Judicial Eletrônico (PJe) foi revisada.

A obrigatoriedade do MFA entrou em vigor em 1º de abril de 2025, mas a sua aplicação havia sido suspensa devido a problemas técnicos no recebimento de códigos de uso único (OTP) por e-mail. Após a revisão da solução, o CNJ anunciou um novo fluxo de autenticação, que elimina a dependência de envio por e-mail e traz maior confiabilidade ao processo.

Como funcionará a autenticação:

Com certificado digital:

  1. O usuário acessa o Portal jus.br com certificado digital ou usuário e senha;

  2. No primeiro acesso, será exibido um QR Code para configurar um aplicativo autenticador (Google Authenticator, FreeOTP ou similar);

  3. O usuário informa o código temporário de 6 dígitos gerado pelo aplicativo para concluir o acesso;

  4. Nos acessos seguintes, os passos 1 e 3 deverão ser repetidos.

Com gov.br:

  1. O usuário acessa o Portal jus.br escolhendo a opção “Entrar com gov.br”;

  2. Será necessário ter o aplicativo gov.br instalado e cadastro no nível Ouro;

  3. O usuário informa o código temporário de 6 dígitos gerado pelo aplicativo gov.br para concluir o acesso;

  4. Nos acessos seguintes, os passos 1 e 3 deverão ser repetidos.

Mais informações sobre como alcançar o nível Ouro da conta gov.br podem ser acessadas no link:

https://www.gov.br/governodigital/pt-br/identidade/conta-gov-br/niveis-da-conta-govbr

Por Ascom TRT-SE