• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Página Principal

 Correição_da_8ª_Vara_do_Trabalho_é_finalizada_nesta_quinta-feira_11_DESTAQUE.jpg

A correição da 8ª Vara do Trabalho de Sergipe foi concluída nesta quinta-feira, 11. A abertura, realizada na última terça-feira, 9, e o encerramento das atividades foram conduzidos pelo corregedor e presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-SE), desembargador Josenildo dos Santos Carvalho, que foi recebido pela juíza titular Eleusa Maria do Valle Passos, pelo juiz auxiliar Carlos João de Gois Júnior, além dos(as) servidores(as) da unidade. O procedimento teve como objetivo verificar a regularidade dos serviços prestados, bem como promover a uniformização de procedimentos e atividades.

O desembargador Josenildo parabenizou a equipe da 8ª Vara pelos resultados alcançados e destacou a importância do empenho coletivo. “Não encontramos em nenhuma unidade um ambiente de tensão ou conflito. Aqui, observamos harmonia, paz e solidariedade. Nosso propósito é oferecer uma resposta imediata ao cidadão, e a correição tem justamente esse intuito: colaborar e ajudar”, enfatizou o presidente.

A juíza Eleusa Maria agradeceu o comprometimento de todos e ressaltou o espírito positivo que permeia o ambiente de trabalho. “Trabalhamos com a matéria-prima da alegria, do convívio saudável, e é isso que nos move diariamente”, disse.

O juiz auxiliar Carlos João também reforçou os agradecimentos à equipe da unidade. “Sei das dificuldades e do aumento da demanda, mas reconheço o esforço e a dedicação de todos. Temos muito prazer em realizar nosso trabalho e agradecemos o apoio da Corregedoria e da Presidência, que têm contribuído para esse clima de normalidade. O resultado disso é a qualidade do serviço que prestamos”, destacou.

O diretor da 8ª Vara, Edson Cabral Vieira Vasconcelos, enfatizou o espírito de colaboração. “Apesar das cobranças do dia a dia, buscamos executar tudo da melhor forma, com paz e tranquilidade. Essa gestão humana nos dá alicerce, esperança e um sentimento de valorização”, declarou.

Servidor recém-empossado, Gildásio Barreto também compartilhou sua experiência na unidade. “Estou na 8ª Vara há cerca de 40 dias e fui recebido de forma muito solícita e harmoniosa. Sempre encontro apoio quando preciso de orientação, o que confirma o que foi dito no dia da posse pelo presidente: trabalhamos em um ambiente saudável, em que juízes e servidores atuam com espírito colaborativo”, afirmou.

Representando a OAB/SE e a Associação Sergipana de Advogados Trabalhistas (Assat), o advogado Filipe Lobo Alves participou do encerramento da correição e enfatizou o comprometimento dos magistrados e servidores da 8ª Vara. “Sempre tivemos muito apoio, tanto por parte da OAB quanto da Assat. A 8ª Vara sempre foi motivo de reconhecimento e elogios. Quero, portanto, agradecer a todos”, disse.

Ao final, o secretário da Corregedoria, Fabrício Oliveira Souza, apresentou o resumo da correição, informando que foram vistoriados 107 processos.

Elogios recebidos pela 8ª Vara do Trabalho:

  • Cumprimento das Metas Nacionais do Poder Judiciário 1, 2 e 5 em 2024;

  • Aumento de 15,87% no número de audiências realizadas em 2024 em relação a 2023;

  • Aumento de 13,87% no número de processos solucionados em comparação ao ano anterior;

  • Taxa de congestionamento de 45,14% na fase de liquidação, a menor do Tribunal;

  • Atualização dos dados do Sistema de Gestão de Precatórios da Justiça do Trabalho (GPREC) das RPVs vencidas;

  • Regularização das pendências no BNDT dos processos arquivados definitivamente (processos eletrônicos);

  • Ausência de processos ou incidentes processuais pendentes de julgamento com o Juiz Titular e o Juiz Auxiliar;

  • Resolução imediata das pendências apontadas pela Corregedoria durante a correição.

Por Daniele Machado (Ascom TRT-SE)