Página Principal
Cejusc do 1º grau realiza primeiro dia de audiências agendadas exclusivamente pelo Robô RJ1
- Publicado: Quinta, 02 Outubro 2025
O Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) de 1º Grau do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-SE) realizou nesta quinta-feira, 2, o primeiro dia de audiências com pautas agendadas exclusivamente pelo Robô RJ1. Integrante do Projeto Solária, de iniciativa do TRT-9, a ferramenta tem como principal objetivo automatizar o agendamento de audiências previamente marcadas no sistema PJe, garantindo mais agilidade, eficiência e economicidade nos trabalhos das unidades judiciais.
O Projeto Solária é uma iniciativa nacional desenvolvida pelo TRT da 9ª Região (TRT-9), que tem como missão disponibilizar robôs capazes de automatizar operações no PJe, promovendo inovação, modernização e ganho de tempo para a Justiça do Trabalho em todo o país.
Além do agendamento automático, o Robô RJ1 amplia a comunicação processual ao enviar e-mails para todas as partes envolvidas, informando sobre as audiências, e também realizar as respectivas intimações. Para reforçar a segurança, o sistema gera automaticamente uma certidão no processo, confirmando o agendamento no aplicativo Zoom.
O juiz Henry Cavalcanti de Souza Macêdo, coordenador do Cejusc de 1º Grau, destacou a relevância da inovação para otimizar as rotinas da unidade. Segundo ele, antes era necessário não apenas incluir as audiências em pauta, mas também notificar manualmente as partes, o que exigia tempo e atenção da equipe. Agora, com a automação, essas etapas são executadas pelo robô, acelerando o andamento processual.
“Em um cenário de escassez de recursos humanos e orçamentários, a utilização de ferramentas tecnológicas não é uma opção, é uma necessidade. O Robô RJ1 realiza tarefas repetitivas e mecanizadas, liberando os servidores para atividades mais relevantes e garantindo mais eficiência ao serviço prestado à sociedade”, afirmou o juiz.
Sobre a adaptação ao uso da nova ferramenta, o magistrado reconheceu que é comum haver resistência inicial diante de mudanças, mas destacou que essa fase é breve e rapidamente superada. Segundo ele, já no primeiro dia de utilização do Robô RJ1, a equipe da Cejusc percebeu que as preocupações iniciais não se confirmaram e que a ferramenta se mostrou simples e funcional. “O medo faz parte, mas não pode nos impedir de avançar. As dificuldades são apenas iniciais, próprias da adaptação, e logo deixam de existir”, afirmou Henry.
O coordenador acrescentou ainda que, com a automação, tarefas antes executadas manualmente deixam de ser necessárias, permitindo que servidores sejam realocados para atividades de maior relevância no dia a dia da unidade.
A utilização do Robô RJ1 está disponível a todas as varas do trabalho do TRT-SE, permitindo otimizar rotinas administrativas e dedicar mais tempo às atividades jurisdicionais. Para facilitar a utilização da ferramenta, a Coordenadoria de Apoio às Varas do Trabalho e Gabinetes dos Desembargadores já realizou o treinamento em todas as varas de Aracaju e nas unidades de Propriá e Itabaiana, e permanece à disposição das demais varas para agendamento.
Por Daniele Machado (Ascom TRT-SE)
Fotos: Patrícia Teles