Página Principal
Concurso público para o TRT20 é realizado com êxito
- Publicado: Segunda, 05 Dezembro 2016
No último domingo, dia 04/12/2016, a capital sergipana recebeu candidatos de diversas regiões do país, que disputavam cargos para técnico judiciário e analista judiciário ofertados no concurso público do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região.
Sob responsabilidade da Fundação Carlos Chagas (FCC), as provas do concurso público do TRT20 foram aplicadas no período da manhã, para os cargos de nível médio, e no período da tarde, para os cargos de nível superior. De acordo com as informações da estatística preliminar do concurso, para os cargos de nível médio houve 13.264 inscritos, deixando de comparecer 3.377 (25,46%). Já para os cargos de nível superior houve 13.991 candidatos inscritos, e um total de 3.255 (23,26%) ausentes.
Muitos candidatos optaram por fazer as duas provas seguindo então, uma maratona de resistência física e psicológica que durou até o início da noite de domingo. Foi o caso de dois irmãos policiais civis de São Paulo que passaram o dia fazendo provas.
“Minha expectativa para este concurso é me sair bem, pois eu já venho me preparando há algum tempo. Pela manhã fiz a prova de técnico e fiquei satisfeito e espero fazer bem a prova para o cargo de analista judiciário. Na verdade, a gente se prepara para a prova de analista e como os assuntos são semelhantes, vale a pena tentar a vaga para técnico também e daí ter mais chances”, comentou David Pascoal.
“Seria muito bom vir morar em Sergipe. Aracaju é linda, nós conhecemos faz pouco tempo e ficamos impressionados com as belezas daqui. Trabalhar no TRT da 20ª Região sem dúvida é muito atrativo, tanto pela remuneração, que pode nos proporcionar uma estabilidade financeira, como pelo dia a dia de trabalho no Tribunal”, disse William Pascoal.
A estabilidade é um dos grandes fatores que levam as pessoas a fazerem concursos públicos, principalmente em tempos de crise econômica na qual encontra-se o Brasil. A enfermeira Carla Simone Dias Messias é servidora do Estado de Sergipe, e acredita que a oportunidade de um concurso público federal deve ser aproveitada. “Embora o cargo que estou concorrendo seja para cadastro reserva, a minha expectativa é me sair muito bem e quem sabe ter a chance de no futuro ser chamada. Eu não tive como me preparar como gostaria, mas resolvi me candidatar tanto para o cargo de técnico como o de analista. Acho que o sonho de qualquer profissional da saúde hoje é ter uma estabilidade que um concurso público federal como esse pode proporcionar”, ressaltou.
A advogada Leila Vidal dos Santos, da cidade de Tobias Barreto também busca estabilidade financeira e profissional. Segundo ela, o mercado de trabalho para a advocacia está cada vez mais concorrido e incerto. “ Estou concorrendo para o cargo de analista judiciário, que mesmo sendo ofertado como cadastro de reserva vale muito apena tentar. Sendo aprovado, é uma questão de espera ser convocado para trabalhar”, disse.
O advogado Rafael Ferreira Rodrigues, veio da cidade de Irecê na Bahia para concorrer a uma das vagas ofertadas no edital do TRT20 para técnico judiciário. “A gente se prepara muito com o foco na aprovação e sem dúvida seria uma conquista, ter a oportunidade de atuar em uma instituição tão respeitada como é o caso do Tribunal Regional do Trabalho de Sergipe”, afirmou Rafael.
De acordo com o cronograma do edital de inscrições para o concurso público do TRT20, os gabaritos das provas objetivas para técnico judiciário e analista judiciário deverão ser disponibilizados nesta segunda-feira, dia 05/12/2016, a partir das 17h, no site da Fundação Carlos Chagas.
Fotos: Pericles Teixeira/Ascom