Página Principal
“Façamos o nosso melhor para o nosso país”, disse ministro Vieira de Mello em abertura de evento do TRT-20
- Publicado: Terça, 10 Mai 2022
Foi aberto na manhã dessa segunda-feira, 9/5, o 23º Curso Intensivo de Formação Continuada para Magistrados (CIFCM), que segue até sexta-feira, 13/5, de forma telepresencial, com a participação de renomados magistrados(as) do país. O evento é uma realização da Escola Judicial (Ejud 20) do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-20).
Na abertura do evento, o presidente do TRT-20, desembargador Fábio Túlio Ribeiro, ressaltou a importância da modificação no currículo das escolas judiciais, regionais e em particular, na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT), da qual é aluno.
“Precisamos compreender, resguardar e proteger pelo que devemos lutar. Gostaria de ver o humanismo retornar à nossa grade curricular, gostaria de ver os grandes pensadores, mesmo fora da área do direito, sendo debatidos e discutidos por todos nós. Torço e os convoco para que deixemos - não apenas os de imediato, mas os que estão por vir - talvez um pouco de beleza, um pouco de arte, um pouco de poesia”, ressaltou Fábio Túlio, convocando a todos para uma semana de reflexão no 23º Congresso.
O diretor da Ejud 20, desembargador Thenisson Dória, agradeceu a todos pela participação no evento. “Espero que possamos desconstruir as fronteiras de gêneros, do preconceito, da desigualdade, do racismo e do acesso à educação, à saúde e à justiça. Que tenhamos paz, amor e empatia em nossos dias e nas nossas relações. Não nos esqueçamos da beleza da pluralidade”, defendeu, acrescentando sobre a necessidade de humanização da sociedade.
O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, iniciou otimista sua palestra intitulada “O papel do juiz do trabalho: novas perspectivas”, conclamando a todos sobre a luta de se praticar o que rege a legislação trabalhista. “Estamos em um momento importante de luta. Não tenhamos pessimismo, sei que é difícil. Tudo aquilo que importa para a sociedade, vem de uma forma muito dura para os que querem fazer o melhor. Façamos o nosso melhor para o nosso país”, pregou.
No primeiro dia, também ministraram palestras magistrados e magistradas de outras regionais, como TRT-2, TRT-10 e TRT-15. Mais palestras com temas ligados ao teletrabalho, igualdade de gênero, direito ambiental, tecnologia, mediação e conciliação, justiça à população indígena, entre outros, estão na programação da semana do 23º CIFCM.
Confira a programação completa
Por Tíffany Tavares (Ascom TRT-20)