• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Página Principal

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, nesta sexta-feira, 8/3, foi realizada uma manhã especial, com a abertura da campanha “Elas em Pauta 2024 - Lugar de Mulher é onde ela quiser”, no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) do 1º grau do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT/SE).

A ação, que tem como objetivo de buscar soluções, por meio de conciliações, em processos que envolvam mulheres reclamantes, é uma atividade do Cejusc do 1º grau em conjunto com o Subcomitê de Equidade e Diversidade do TRT/SE, em valorização à mulher.

A chefe do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TRT/SE, Josiani Lyrio de Oliveira Fonseca, explicou ainda que a campanha “Elas em Pauta” também fortalece a reflexão sobre a discriminação e o emponderamento da mulher.

O presidente do TRT/SE, desembargador José Augusto do Nascimento fez a abertura do “Elas em Pauta” e ressaltou a importância da campanha nacional, com propósito da conciliação voltada em processos que envolvem mulheres. “Primeiro parabenizo a todas as mulheres aqui presentes e desejo sucesso na resolução dos processos nesse dia especial”, resumiu.

Segundo a coordenadora do Cejusc do 1º Grau do TRT da 20ª Região, juíza Júlia Borba Costa Noronha, a ideia, inicialmente pensada pelo TRT-6, é levar a mulher para o centro da atenção do Poder Judiciário Trabalhista, que está sendo ampliado em outros Regionais. “Diante de nossas demandas, selecionamos processos que envolvem mulheres reclamantes e as colocamos num espaço aberto ao protagonismo na resolução de conflitos. Muitas vezes as mulheres são levadas a questões do Poder Judiciário e não são ouvidas quando da apreciação das causas”, observou.

A magistrada acrescentou que o propósito da campanha “Elas em Pauta” vai ainda mais longe. “O Cejusc fomenta a ideia, muito bem gestada pelo TRT da 6ª Região, mas reforçamos e pedimos às mulheres que tomem o protagonismo das suas vidas, inclusive, no que toca à demandas judiciais, para que possamos pensar na resolução, gestada, concebida, maturada e finalizada pelas próprias mulheres que estão no centro da situação. Na condição de mulher nós temos demandas e uma exaustão que só nós entendemos, seja no pólo ativo ou passivo de uma causa, seja enquanto juíza conciliadora. Nosso foco é fomentar e valorizar tudo isso, com a participação de mulheres empreendedoras, que tenham espaço de fala, contando suas dores, e juntas, celebramos o nosso dia, em que refletimos ainda mais na condição de mulher, numa sociedade criada sob o jugo do patriarcado e do machismo. Espero que em outros momentos nacionais possamos priorizar pautas voltadas para as mulheres”, frisou.

Na programação, além das pautas de conciliação voltadas para o público feminino, houve o compartilhamento de experiências de mulheres, apresentação musical, brindes e exposição de produtos artesanais como forma de incentivo ao empreendedorismo feminino.

Assim como no dia 8/3, a campanha “Elas em Pautas 2024” do TRT/SE acontecerá também nos dias 14 e 21/3, das 8h às 12h, no Cejusc do 1º grau, e é uma atividade prévia da Semana Nacional de Conciliação que ocorrerá em maio de 2024.

Texto e fotos: Tíffany Tavares
Ascom TRT/SE