Página Principal
Varas do Trabalho de Aracaju, Ejud-20 e Arquivo recebem visita da Caravana Bem Viver 2024
- Publicado: Quarta, 08 Mai 2024
Com a finalidade de incentivar os magistrados(as) e servidores(as) do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região, sobre os cuidados com a saúde e a realização dos exames periódicos, a equipe da Caravana Bem Viver 2024 visitou, na manhã de terça-feira, 7/5, as 5ª, 6ª, 7ª e 8ª Varas de Trabalho (VT) de Aracaju, a Escola Judicial e o setor de Arquivo do Regional.
A atividade é uma ação conjunta do Setor de Saúde, com os Subcomitês de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e à Discriminação dos 1º e 2º graus de jurisdição, com o apoio do Programa Trabalho Seguro (PTS), em referência à Semana Nacional de Combate ao Assédio e à Discriminação, instituida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução CNJ nº 450/2022, que acontece sempre na primeira semana de maio, neste ano, de 6 a 10/5/24.
Os servidores(as) do Setor de Saúde e Perícias e do Setor de Programas de Qualidade de Vida do TRT/SE, a médica Gabriela Oliveira Andrade, a enfermeira Jerusa Lima Mascarenhas Pereira, a odontóloga Luana Priscilla de Carvalho e o psicólogo Thiago Bomfim Lima, conversaram sobre o autocuidado com a saúde física e mental e sobre a importância da realização dos exames médicos periódicos.
De acordo com a enfermeira Jerusa Pereira, membro do Subcomitê de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e à Discriminação do TRT/SE, o objetivo das visitas é sensibilizar os(as) magistrados(as) e servidores(as) sobre a realização dos exames periódicos, assim como o autocuidado. “Nós mulheres nos cuidamos mais, mas o Tribunal tem muitos homens e nem todos realizam os exames. Contamos com a presença de todos este ano. Quem se cuida sabe que os riscos de adoecimento diminuem. Fazemos bem para nós e para nossos familiares, e assim cuidamos de todos”, disse.
O psicólogo, chefe do Programa Qualidade de Vida e membro do Subcomitê de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e à Discriminação, Thiago Lima, explicou que o intuito da ação é também aproximar os(as) magistrados(as) e servidores(as) do setor e das atividades e eventos que são realizados pelo TRT/SE ligados à saúde.
“A saúde mental talvez seja a mais difícil porque os sintomas são bem delicados, não sabemos nomear sentimentos, a quem recorrer. Muitas vezes temos vergonha de pedir ajuda, porque parece uma incompetência nossa. Sabemos que a autocobrança é muito forte na sociedade em que vivemos. Eu não faço atendimento assistencial, mas lidamos aqui no TRT/SE com questões informativas. De qualquer forma, estamos à disposição e abertos a conversar sempre. Além disso, distribuimos para todos(as) a Cartilha de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e à Discriminação - 2024 do TRT/SE, outro tema importante. Pensem o assunto como uma arte marcial: torcemos para não utilizá-la. Mas se algo acontecer, que saibamos os caminhos, a quem recorrer e o que fazer”, argumentou Thiago.
A chefe de Divisão da Escola Judicial do TRT/SE, Claudia Levita, frisou a importância da visita da Caravana Bem Viver 2024. “Ficamos muito agradecidos e esclarecidos quanto à importância do cuidado com a saúde bucal, mental e física, dando ênfase à prevenção, principalmente quanto à realização dos exames periódicos e a visita anual ao consultório odontológico”, finalizou.
As últimas visitas da Caravana Bem Viver 2024 estão programadas para os dias:
- 13/5 - Vara de Trabalho (VT) de Nossa Senhora da Glória;
- 14/5 - VT de Propriá;
- 15/5 - Cejusc-JT e as 1ª, 2ª 3ª, 4ª e 9ª Varas de Trabalho de Aracaju.
Texto e fotos: Tíffany Tavares
(Ascom TRT/SE)