• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Página Principal

Encerradas as visitas da Caravana Bem Viver 2024 nas unidades judiciárias do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT/SE). Na manhã dos dias 13 e 14/5 foram visitadas as Varas do Trabalho (VT) de Nossa Senhora da Glória e de Propriá. Já nesta quinta-feira, 15/5 foi a vez do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT), das 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 9ª VT’s de Aracaju e do Setor de Atermação.

Com o objetivo de alertar sobre a importância do autocuidado com a saúde e sensibilizar magistrados(as) e servidores(as) para realização dos exames médicos periódicos, a Caravana Bem Viver 2024 foi composta pela equipe de servidores(as) dos setores de Saúde e de Programas de Qualidade de Vida do TRT/SE. São eles: a médica Gabriela Oliveira Andrade, a enfermeira Jerusa Lima Mascarenhas Pereira, a odontóloga Luana Priscilla de Carvalho e o psicólogo Thiago Bomfim Lima que expuseram informações essenciais para a melhoria da qualidade de vida não apenas no ambiente de trabalho, mas também fora dele.

A atividade é uma ação conjunta do Setor de Saúde, com os Subcomitês de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e à Discriminação dos 1º e 2º graus de jurisdição, com o apoio do Programa Trabalho Seguro (PTS), em referência à Semana Nacional de Combate ao Assédio e à Discriminação, instituida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução CNJ nº 450/2022, que aconteceu na primeira semana de maio, neste ano, de 6 a 10/5/24.

A visita à 3ª Vara de Trabalho de Aracaju teve a participação da juíza titular Júlia Borba Costa Noronha, coordenadora do Subcomitê de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e à Discriminação no 1º grau, que reforçou sobre a disponibilidade da equipe dos colegiados para possíveis denúncias.

“Estamos de portas abertas a denúncias oficiais ou não, conversas, desabafos, para acolhê-los na resolução de problemas. Sabemos que denunciar assusta, mas estamos aptos para recebê-los. Essa busca é muito importante não só para cuidar da pessoa que está sofrendo o assédio ou discriminação, mas também para que possamos, assim como o setor médico, entender o perfil e a dinâmica do nosso Regional para combater o assédio organizacional. Nós dos Subcomitês, estamos sempre à disposição“, explicou a magistrada.

Nas visitas às Varas do interior, além das instruções de cuidados com a saúde, foram realizados serviços médicos de medição dos sinais vitais, como pressão arterial, glicemia, frequência cardíaca e saturação de oxigênio.

Nas Varas e setores de Aracaju, a equipe transmitiu informações de incentivo sobre o autocuidado com a saúde física, odontológica e mental, e sobre a realização dos exames médicos periódicos.

Como atividade educativa dos Subcomitês de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e à Discriminação dos 1º e 2º graus de jurisdição, foram entregues aos(as) magistrados(as) e servidores(as) de todas as unidades judiciárias do TRT/SE, a Cartilha de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e à Discriminação - 2024 do TRT/SE, como alerta aos cuidados com a saúde mental no ambiente de trabalho.

Ao final das visitas, a equipe da caravana destacou a disponibilidade integral dos profissionais da saúde do TRT/SE para atendimento ou esclarecimentos de dúvidas de magistrados(as) e servidores(as) sobre saúde e qualidade de vida.

No dia 14/5, a visita da Caravana Bem Viver 2024 contou com a participação da técnica de enfermagem Maria José Silva de Jesus e no dia 15/5, com o membro dos Subcomitês de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e à Discriminação dos 1º e 2º graus de jurisdição, José Cleonância de Santana Macêdo.

Confira os depoimentos de alguns magistrados(as) e servidores(as) que participaram das atividades da Caravana Bem Viver 2024:

“Vejo a ação com grande importância não só para fazer uma avaliação da saúde física dos magistrados(as) e servidores(as), aferindo pressão e controle de glicemia, mas principalmente para que o Tribunal, diante dos resultados, possa implementar ações direcionadas para as nossas reais necessidades quanto à saúde médica, odontológica e também psicológica”.

Vicente Nunes Júnior, assistente de diretor da Vara de Trabalho de Propriá

“A caravana é importante para nos relembrar sobre os cuidados com a nossa própria saúde e com a prevenção de doenças. Isso tem um impacto para o próprio servidor que de forma antecipada tem noção do que está acontecendo com sua saúde, e importante também para o tribunal, que consegue identificar como pode direcionar suas políticas e ações para poder diminuir absenteísmo, ausências e afastamentos, além de zelar pela saúde de seus servidores. As ações da Caravana são de suma importância para todos nós”.

Henry Cavalcanti de Souza Macedo, juiz do trabalho no Cejusc-JT

“Hoje tivemos a oportunidade de conhecer melhor vocês da equipe médica. Na correria do dia a dia esquecemos de cuidar de nós mesmos e nós agradecemos por essa ação e atenção aos magistrados(as) e servidores(as). Obrigada a toda a equipe da Caravana Bem Viver 2024”.

Iris Lânia Santos Oliveira, diretora de secretaria da 9ª VT

Texto e fotos: Tíffany Tavares
Ascom TRT/SE