• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Página Principal

Em referência à campanha do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado no último dia 12/6, o Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT/SE), por meio do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, realizou, na noite de segunda-feira, 17/6, ação de conscientização com entrega de abanadores informativos ao público presente na Segundona do Turista, projeto cultural de festejos juninos realizado na histórica e tradicional Rua São João, em Aracaju.

A campanha tem como objetivo mobilizar a sociedade em prol da erradicação do trabalho infantil, destacando a atenção para as infâncias e adolescências invisibilizadas. 

No TRT/SE, o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem tem como gestores regionais, o desembargador Thenisson Santana Dória e a juíza auxiliar da 5ª Vara do Trabalho de Aracaju, Kamilla Mendes Laporte, que participaram da ação educativa.

“Sergipe é o país do forró, e aproveitamos o momento das festas juninas para reforçar a necessidade de conscientização das pessoas para a importância do combate ao trabalho infantil e exaltação da educação como o fim de interromper um ciclo de pobreza e discriminação entre gerações, tão comum no Brasil, notadamente no nordeste. Lugar de criança é na escola com amplo acesso às oportunidades de emprego no momento devido”, ressaltou o gestor Regional do Programa, desembargador Thenisson Santana Dória na ação.

Em sua fala, a juíza Kamilla Laporte pontuou que um dos objetivos do Programa  Combate ao Trabalho Infantil é também sanar os mitos sobre o assunto. “Um deles é o que diz que “é melhor a criança trabalhar a roubar”. Mas isso só é dito para as crianças de classe pobre, porque para as classes média e alta, essa frase não é repetida. Toda criança, independente da classe social a que pertence, tem que ter garantido o direito à educação (estudar) e ao lazer (brincar)”, pontuou.

No cronograma do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem Profissional consta ainda no mês de junho, a mesma ação de conscientização em outros eventos de festejos juninos na capital sergipana, como o Arraiá do Povo, na Orla da Praia de Atalaia e no Forró Caju, na região dos mercados centrais.

Quem esteve presente no local foi a coordenadora de Políticas Públicas para População em Situação de Rua da Secretaria da Assistência Social e Cidadania do Estado de Sergipe (Seasc), Isabel Ferreira, que falou sobre a importância de se propagar a mensagem de defesa dos direitos humanos. “Estamos no país do forró, mas nem por isso podemos deixar de respeitar o outro e de entender que temos uma sociedade diversa e plural que merece respeito. Festa boa é festa inclusiva, para todos e todas. A infância é para ser vivida de forma plena e segura, para que tenhamos futuro. Parabenizamos o TRT/SE por esta ação”, finalizou.

Atuaram na ação na “Segundona do Turista”, além dos gestores regionais, as servidoras do gabinete do desembargador Thenisson Dória, Dione de Magalhães Franco Neves, Ludmila Dinelli Pachêco Duque, Maria Cristina Lé Pinto, a assessora de comunicação, Symone Gomes Dantas, e os agentes de Polícia Judicial, Joselin Clementino do Prado Nascimento e José Cleonâncio de Santana Macêdo.

Segundona do Turista

A Segundona do Turista resgata a tradição da histórica na Rua de São João, reafirma a identidade cultural sergipana e inicia os preparativos para a programação dos festejos juninos no estado de Sergipe. O evento teve início em março e prossegue até o mês de dezembro, sempre às segundas, com shows musicais e apresentações de quadrilhas e grupos folclóricos. 

A Segundona do Turista é uma realização do Governo de Sergipe por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), em parceria com o Centro Social e Cultural São João de Deus. O apoio é das secretarias de Estado do Turismo (Setur); do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem); e da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom). A programação impulsiona o trade turístico sergipano e é destaque no calendário de eventos do estado.

Denuncie

Caso observe uma situação de trabalho infantil, você pode fazer a denúncia no MPT (www.mpt.mp.br ou aplicativo MPT Pardal), no Disque 100 ou no Sistema Ipê do Ministério do Trabalho e Emprego (ipetrabalhoinfantil.trabalho.gov.br)

Por Tíffany Tavares (Ascom TRT/SE)

Leia também: Campanha da Justiça do Trabalho lança olhar para a invisibilidade do trabalho infantil no Brasil