• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Página Principal

História de superação de paratleta é tema de palestra no TRT/SE

O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT/SE), por meio do Subcomitê de Acessibilidade e Inclusão, promoveu, nesta segunda-feira, 9/12, a palestra “Ulisses Leal Freitas: Do meu quarto…para o mundo”, na Sala de Múltiplos Eventos (edifício sede).

O Subcomitê de Acessibilidade e Inclusão do TRT/SE foi criado por meio de Ato SGP.PR Nº 043/2023, que tem entre seus objetivos a realização de eventos, projetos, oficinas e atividades de conscientização e sensibilização de magistrados(as), servidores(as) no tocante ao conhecimento e à reflexão sobre questões referentes às pessoas com deficiência e seus direitos.

A coordenadora do Subcomitê, juíza Tatiana de Bosi e Araújo, apresentou o evento, que também contou com a presença dos desembargadores Maria das Graças Monteiro Melo e Jorge Antônio Andrade Cardoso. 

O palestrante Ulisses Leal Freitas é atleta paraolímpico, tetracampeão brasileiro na modalidade paraciclismo, primeiro sergipano na história a participar das Paraolimpíadas e, em 2024 competiu nas paraolimpíadas de Paris. Além disso, o paratleta é acadêmico do 6º ano de medicina da Universidade Federal de Sergipe.

Durante a palestra, Ulisses Freitas contou toda sua história de superação e trajetória no esporte, desde a ocorrência do acidente automobilístico em 2008, que o deixou paraplégico, até os dias de hoje. Natural de Lagarto, o paratleta conta que, em meio as adversidades que enfrenta no esporte e na vida, o que não o faz desistir dos seus objetivos é o desafio, a vontade de mostrar para todos que é capaz de fazer tudo.

O tetracampeão brasileiro ainda abordou questões como o capacitismo e a acessibilidade. Segundo ele, o Brasil já melhorou muito, mas ainda precisa evoluir na direção de um país mais inclusivo. “O Brasil está engatinhando, falta acessibilidade e educação”, pontuou.

Após a palestra, foi aberto espaço para diálogo com o público presente.

E por fim, o paratleta Ulisses Freitas encerrou o evento com a seguinte mensagem de motivação: “Desejo que todos aqui possam continuar sonhando e que realizem seus sonhos. Não inventem desculpas, apenas corram atrás, porque vale a pena”, finalizou.  

Texto e fotos: Patrícia Teles
Ascom TRT/SE