• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Página Principal

 2025_Dia_da_Memória_do_Poder_Judiciário_DESTAQUE.jpg

No dia 10 de maio, o Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT/SE) se une ao Poder Judiciário de todo o país para celebrar o Dia da Memória do Poder Judiciário, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio da Resolução nº 316/2020. A data tem como objetivo preservar, valorizar e divulgar a história da Justiça no Brasil, destacando os marcos, personagens e acontecimentos que contribuíram para a consolidação da Justiça como um dos pilares da democracia.

Diante da importância da valorização do patrimônio histórico do Poder Judiciário, o TRT/SE, por meio do Comitê de Documentação e Memória do Regional, mantém preservada a história da Justiça do Trabalho em Sergipe com o “Memorial Antônio Manuel de Carvalho Neto”, localizado no hall do edifício-sede do Tribunal.

Memorial Antônio Manuel de Carvalho Neto

Foi instalado e inaugurado em 1996, no sétimo piso do edifício-sede à época, localizado na Av. Rio Branco. Em 2006, após a transferência das instalações do Tribunal para o Complexo da Justiça do Trabalho em Sergipe, no Centro Administrativo Gov. Augusto Franco, o Memorial foi revitalizado, passando a funcionar no 1º andar do Edifício Sede (prédio amarelo). No ano de 2023, o Memorial foi transferido para o hall de entrada do edifício-sede do TRT-20. Outra  reforma e revitalização foram realizadas no Memorial, em janeiro de 2024, ano em que foram também instaladas as exposições: "200 Anos da Constitucionalização do Brasil", a "Linha do Tempo da Consolidação das Leis do Trabalho" e a "Linha do Tempo do TRT-20". Em 30 de outubro de 2024, o Memorial Antônio Manuel de Carvalho Neto foi reinaugurado.

Celebração Nacional

Em celebração ao Dia da Memória do Poder Judiciário, aconteceu entre os dias 6 e 9 de maio, em Goiânia, o V Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (V Enam), organizado conjuntamente pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e pelo Tribunal Regional do Trabalho da 18.ª Região (TRT-18).

A quinta edição do evento ocorreu em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com apoio do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região (Seção Judiciária de Goiás – TRF-1), e teve como tema “Memória, Cultura e Diversidade”.

O encontro, instituído pelo CNJ por meio da Resolução n. 316/2020, é realizado anualmente, em alusão ao Dia da Memória do Poder Judiciário (celebrado em 10 de maio), e promove a capacitação de magistrados, servidores e especialistas ligados à gestão documental e à memória institucional. A programação reuniu palestras, painéis temáticos, visitas técnicas e apresentações culturais.

No encerramento, foi entregue o Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário, uma iniciativa do CNJ, para contemplar ação, atividade, experiência, projeto, programa ou trabalho acadêmico que tenha por objeto os bens culturais materiais e imateriais do Poder Judiciário e seja relevante à preservação, à conservação, à restauração, à valorização, ao acesso, à difusão, à fruição ou à promoção de direitos humanos. 

Representando o Comitê de Documentação e Memória do TRT/SE, estiveram presentes no evento as servidoras: Maria de Lourdes Sousa, Marta Rocha Paixão Melo e Mardiana Sampaio Torres. 

Por Ascom TRT/SE, com informações da agência CNJ de Notícias