• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Página Principal

2025_Dia_Internacional_contra_a_lgbtfobia__DESTAQUE_V2.jpg

No dia 17 de maio é celebrado o Dia Internacional de Combate à Homofobia, à Bifobia e à Transfobia, data que marca a luta por igualdade, respeito e dignidade para pessoas LGBTQIAPN+ em todo o mundo. 

A data foi escolhida em referência ao dia 17 de maio de 1990, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças (CID), um marco fundamental na promoção dos direitos humanos e na desconstrução de estigmas e preconceitos.

O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a violência, o preconceito e a discriminação que muitas pessoas LGBTQIAPN+ ainda enfrentam. A sigla representa a diversidade de orientações sexuais e identidades de gênero, incluindo lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer, intersexo, assexuais, pansexuais, não-binários e outros. 

Mais do que uma data simbólica, o 17 de maio é um chamado para o respeito às diferenças e evidencia a importância da construção de uma sociedade mais justa, acolhedora e livre de preconceitos. Respeitar a diversidade é um passo essencial para garantir a dignidade de todas as pessoas.

O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT/SE), por meio do Subcomitê de Equidade e Diversidade, reforça a reflexão sobre o diálogo com a sociedade civil e o poder público, bem como sobre políticas de promoção e proteção dos direitos de todos.

Ascom TRT/SE