• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Página Principal

Gincana do TRT-SE realiza nova ação solidária com doação de sangue

A “Gincana Bem Viver: 5K”, promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-SE), realizou, nesta quarta-feira (30/7), mais uma etapa solidária da “Gincana a Bem Viver: 5K”, com uma ação de doação de sangue no Setor de Saúde e Perícias do Tribunal. A atividade contou com o apoio do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), que disponibilizou equipe técnica e estrutura adequada para atender os(as) doadores(as).

Além das coletas realizadas na sede do Tribunal, o Hemose também recebeu doações em sua unidade, nos dias 29 e 30 de julho. Durante esses dois dias, os(as) doadores(as) que informaram que estavam contribuindo para a campanha do TRT-SE receberam atendimento prioritário. A iniciativa foi aberta a magistrados(as), servidores(as) e também a pessoas de fora da instituição, ampliando o alcance da ação solidária.

A gincana institucional vem desenvolvendo desafios voltados ao bem-estar e à responsabilidade social. Após arrecadar cerca de 10 toneladas de alimentos em sua primeira tarefa, a gincana propôs, desta vez, um desafio-relâmpago: incentivar o maior número possível de doações de sangue. A pontuação das equipes será definida com base nos comprovantes de doações que deverão ser entregues à comissão organizadora da gincana até o meio-dia do dia da próxima sexta-feira, 1º de agosto.

A classificação será feita da seguinte forma:

  • 1º lugar – 30 pontos

  • 2º lugar – 25 pontos

  • 3º lugar – 20 pontos

  • 4º lugar – 15 pontos

  • 5º lugar – 10 pontos

Para o servidor Adriano Leão Venceslau, secretário de Governança e Gestão Estratégica, doar no ambiente de trabalho tornou a experiência ainda mais tranquila e acolhedora. “O processo foi muito rápido, profissional e sem qualquer desconforto. Estar ao lado de colegas e saber que essa doação pode ajudar qualquer pessoa, inclusive a nós mesmos no futuro, torna tudo ainda mais significativo. A iniciativa de associar a gincana a um ato tão humano foi muito acertada”, disse.

O servidor João Victor Almeida Moreira, da 3ª Vara do Trabalho de Aracaju, destacou a importância da doação como um gesto de retribuição à sociedade.“Doar sangue é simples e necessário. Comecei a doar em 2004, e, depois de um tempo parado, retomei por incentivo de colegas do TRT. Fico feliz em contribuir, sabendo que muitas pessoas dependem deste gesto”, declarou.  

Além da coleta de sangue, também foi possível realizar o cadastro como doador(a) no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Embora a doação de medula não computasse pontos para a gincana, foi incentivada como mais uma forma de solidariedade.

A gincana segue promovendo o engajamento da comunidade interna em ações que reforçam o compromisso institucional com a solidariedade e a cidadania. O resultado final será divulgado na sexta-feira, 1º/8. 

Por Patricia Teles (Ascom TRT-SE)