• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Página Principal

novação em foco: TRT-SE apresenta práticas de automação no PJe-Calc a consultora do Innovare

Mais dois projetos do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-SE) foram pré-selecionados pelo Prêmio Innovare. Nesta sexta-feira, 1º/8, a consultora da premiação, Letícia Costa, visitou novamente a sede do Regional para conhecer de perto as ferramentas desenvolvidas pela instituição: “Automação na Atualização de Cálculos Confeccionados no PJe-Calc” e “Triagem Inicial”. As iniciativas concorrem ao prêmio na categoria Tribunal.

O encontro ocorreu no Gabinete da Presidência e contou com a presença do presidente do TRT-SE, desembargador Josenildo dos Santos Carvalho, e do servidor Fabrício Oliveira Souza (secretário da Corregedoria), responsável pelos projetos.

A visita faz parte do processo de avaliação das práticas inscritas na 22ª edição do Prêmio Innovare, cujo tema é “Tecnologia e Eficiência na Justiça”. Na ocasião, foram apresentados à consultora o funcionamento das ferramentas, os resultados obtidos e os benefícios para a melhoria da prestação jurisdicional no TRT-SE. 

Momento da apresentação das ferramentas

Robô Atualize: agilidade e precisão nos cálculos

A iniciativa “Automação na Atualização de Cálculos Confeccionados no PJe-Calc”, idealizada pelo servidor Fabrício Oliveira Souza, tem como objetivo eliminar a necessidade de atualização manual dos cálculos judiciais, atividade que demanda tempo e é suscetível a erros. Com o uso da ferramenta “Robô Atualize”, a atualização pode ser feita em poucos segundos, inclusive com a possibilidade de abater automaticamente valores já pagos, desde que registrados no sistema.

Desde maio de 2024, quando a ferramenta passou a ser utilizada, 148 cálculos já foram atualizados de forma automatizada. Além da agilidade, a ferramenta garante precisão, conformidade legal, acessibilidade para magistrados e servidores sem necessidade de capacitação técnica, e aumento da produtividade, ao permitir a atualização de cálculos em lotes de processos com apenas um comando.

Robô de Triagem Inicial: eficiência automatizada 

Já o projeto “Triagem Inicial” atua na etapa de triagem de processos novos no PJe de 1º grau, otimizando a tramitação inicial das ações trabalhistas. A solução identifica automaticamente processos passíveis de extinção sem resolução do mérito, movimenta-os internamente até a análise de sentença, junta a minuta correspondente, registra o resultado, marca a parte a ser intimada e fica no aguardo da assinatura do(a) magistrado(a). 

Desde sua homologação e disponibilização, em novembro de 2024, o robô já atuou em 121 processos, dentre os 443 identificados como aptos para automação, conforme a adesão e a seleção dos magistrados. Os resultados incluem aumento na produtividade, economia de recursos humanos, redução do prazo médio dos processos e impacto positivo na taxa de congestionamento líquido não fiscal.

O projeto da Triagem Inicial é uma iniciativa de magistrados(as) e servidores(as), cuja ideia surgiu durante uma reunião do Plano Estratégico Participativo (PEP), em janeiro de 2024, sendo desenvolvida em abril do mesmo ano pelo Lab Inova TRT-20

Prêmio Innovare

A consultora Letícia Costa destacou a importância do prêmio e o rigor do processo de avaliação.“O Prêmio Innovare é um dos mais relevantes prêmios de reconhecimento do sistema de Justiça brasileiro. Ele avalia práticas que não apenas inovam, mas que efetivamente transformam a forma como o Judiciário se relaciona com a sociedade. Ao longo dos anos, o Innovare tem revelado soluções criativas, eficientes e replicáveis, vindas de todas as regiões do país, e protagonizadas por profissionais comprometidos com um Judiciário mais justo, acessível e humano.”

Ela também explicou que o processo de premiação é dividido em etapas criteriosas, que incluem análise documental, visitas in loco e avaliação por uma comissão formada por ministros, juristas, advogados e representantes da sociedade civil.

Letícia Costa, consultora do Prêmio Innovare

Os vencedores da 22ª edição do Prêmio Innovare serão anunciados em cerimônia no Supremo Tribunal Federal (STF), em dezembro de 2025.

Finalistas no Prêmio Cooperari

Além de estarem entre os concorrentes do Innovare, as duas práticas são finalistas da 2ª edição do Prêmio Cooperari – Estratégias para Evoluir, promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Concorrendo na categoria Execução Processual, os projetos reforçam o compromisso do TRT-SE com a inovação, a modernização e a busca por maior eficiência no Judiciário trabalhista.

Por Patricia Teles

Fotos: Daniele Machado

Ascom TRT-SE