Página Principal
TRT-SE conclui correição ordinária na 9ª Vara do Trabalho de Aracaju
- Publicado: Quarta, 03 Setembro 2025
O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-SE) finalizou, nesta quarta-feira (3/9), a correição ordinária na 9ª Vara do Trabalho (VT) de Aracaju. A inspeção foi realizada desde a última segunda-feira (1º/9) e contou com a presença do presidente e corregedor do TRT-SE, desembargador Josenildo dos Santos Carvalho, do secretário da Corregedoria, Fabrício Oliveira Souza, da juíza titular da Vara, Flávia Moreira Guimarães Pessoa, do juiz auxiliar José Ricardo de Almeida Araújo, além de servidores(as) e estagiários(as) da unidade.
Durante a correição, foram avaliadas atividades judiciárias e administrativas com o objetivo de assegurar o bom funcionamento da unidade e a regularidade dos serviços prestados à sociedade. O procedimento incluiu análise de processos, registros e procedimentos internos, além da possibilidade de recebimento de sugestões e reclamações da população.
“Parabenizo a toda equipe da 9ª Vara do Trabalho de Aracaju pelo empenho e pelo compromisso demonstrados com a instituição. Nosso dever é adotar boas práticas e oferecer respostas efetivas à sociedade, que deposita em nós a sua confiança. É essencial acolher com respeito os jurisdicionados que buscam a garantia de seus direitos. A Justiça do Trabalho deve ser sempre uma referência de importância e credibilidade para o cidadão”, afirmou o desembargador Josenildo Carvalho.
A magistrada Flávia Moreira Guimarães Pessoa ressaltou a relevância do procedimento. “A correição é muito importante porque serve para a orientação das varas, bem como para o controle da atividade administrativa interna. Ficamos muito felizes com o resultado da correição”, disse.
O secretário da Corregedoria, Fabrício Oliveira Souza, informou que foram vistoriados 92 processos e apresentou os elogios recebidos pela unidade.
Elogios
- Pelo cumprimento das Metas Nacionais do Poder Judiciário 1, 2 e 5 no ano de 2024;
- Pelo aumento de 1,25% na quantidade de audiências realizadas em 2024 em relação ao ano de 2023;
- Pela taxa de 101% de sentenças líquidas no ano de 2024, sendo o maior do Regional;
- Pelo aumento na taxa de conciliação: em 2023 (26,80%), em 2024 (28,94%) e em 2025, até 31/08, (32,68%), todos acima da média do regional;
- Pela atualização dos dados do Sistema de Gestão de Precatórios da Justiça do Trabalho (GPREC) das RPVs vencidas;
- Pela regularização das pendências no BNDT dos processos arquivados definitivamente (processo eletrônicos);
- Por não haver processo ou incidente processual pendente de julgamento com o Juiz Titular e o Juiz Auxiliar;
- Pela resolução imediata das pendências apontadas pela Corregedoria durante a correição.
Por Daniele Machado (Ascom TRT-SE)