Setembro Amarelo: mês da prevenção do suicídio
- Publicado: Quarta, 05 Setembro 2018
Com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio no Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV) criou, em 2015, o Movimento Setembro Amarelo. Desde então, o CVV tem aproveitado a campanha para falar mais sobre esse tema que sempre foi tabu.
O Movimento Setembro Amarelo busca auxiliar a população na identificação de sinais, que muitas vezes não são percebidos por quem está por perto. Além disso, também oferece ajuda e mostra onde encontrar apoio. A ideia é acabar com o preconceito e a falta de informação.
De acordo com o CVV, no Brasil ocorrem 32 suicídios diariamente. Isso equivale a uma média de 1 morte a cada 45 minutos. A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. Para isso, é necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta. E o mais importante, que o outro esteja disposto a ouvir e oferecer apoio a quem precisa.
Além da ajuda de quem está por perto, as pessoas podem contar com os voluntários do CVV, distribuídos por todo o Brasil, que estão preparados para oferecer apoio emocional de forma gratuita e sigilosa através do telefone 188.