SIGEO-JT dá mais um passo evolutivo
- Publicado: Quarta, 03 Outubro 2018
Nesta quarta-feira, 03/10, foi realizada a primeira reunião de alinhamento para a implantação da Assistência Judiciária da Justiça do Trabalho (AJJT), subsistema do Sistema Integrado de Gestão Orçamentária da Justiça do Trabalho – SIGEO-JT.
Na ocasião, a equipe técnica da AJJT explanou como será o desenvolvimento inicial e a adaptação do sistema da Justiça Federal para a Justiça do Trabalho. De acordo com Fábio Petersen Bitencourt, secretário geral judiciário do TRT1, foram definidos os requisitos iniciais para o módulo de cadastro. “Esperamos que daqui um mês o módulo de cadastro já esteja pronto e a gente possa entrar nos requisitos de módulo de pagamento. A ideia é que o Sistema esteja pronto para instalação nos tribunais até o final do ano e no início de 2019, alguns tribunais, incluindo o TRT20, serão piloto. Depois iniciaremos a fase de implantação nos demais TRTs”, explicou.
Ainda segundo Fábio Petersen, o Sistema atende a uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina a centralização do cadastro dos peritos, tradutores e intérpretes, contemplando pessoas físicas ou jurídicas. “Vamos primeiro atender uma determinação do CNJ para montar um modulo de cadastro, depois faremos em novembro uma segunda reunião, que é para alinhar o modulo de pagamento que, no futuro, lançará informações necessárias no e-social de forma automática”, destacou o secretário geral.
A implantação do Sistema é fundamental para que no futuro o pagamento dos peritos seja adequado ao sistema e-social. “Hoje os tribunais trabalham com planilhas, com sistemas precários e a ideia é que o AJJT seja o sistema de toda Justiça do Trabalho permitirá e facilitará o pagamento dos peritos”, concluiu.
O módulo AJJT é de importância fundamental para as rotinas de trabalho dos Secretários de Orçamento e Finanças, e só está se viabilizando por causa do apoio de diversos tribunais, a exemplo do TRT da 1ª Região, através da sua direção e da colaboração do diretor geral, Flávio Pires Ferreira Clementino, que disponibilizou, além da secretaria judiciária que coordena o sistema, outros dois servidores. Fazem parte da equipe de desenvolvimento do Sistema AJJT, o TRT1, TRT6, TRT9 e TRT20.