• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Nesta terça-feira, 20/11, foram realizadas as primeiras audiências de conciliação na nova sede do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc). Neste primeiro dia de funcionamento foram realizadas 28 audiências, destas, nove processos foram resolvidos, totalizando o valor de R$65.024,22 em conciliações.

A expectativa é que com o novo espaço, inaugurado no dia 12/11, junto ao anexo administrativo do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT20), o número de atendimentos e conciliações realizados pelo Cejusc aumente. “Acho importante um espaço novo, porque queremos que os processos fluam e que a gente aumente consideravelmente o nosso quantitativo de conciliação, e, com certeza, esse número vai aumentar, pois agora temos mais ilhas de atendimento, consequentemente teremos mais pautas de conciliação. Além disso, um ambiente maior e mais aconchegante acaba influenciando no atendimento”, destacou a juíza substituta Gilvânia Oliveira de Rezende.

Para o advogado Jorge Souza, que representa a Caixa Econômica Federal, a parceria com o Centro Judiciário representou uma mudança positiva para a Caixa. “O novo espaço trouxe mais conforto e a possibilidade de mais pessoas juntas fazendo acordos e isso possibilitará sem dúvida alguma que a Justiça do Trabalho venha cumprir sua meta estabelecida para formalização de acordos. Desde a criação do Cejusc, a Caixa se tornou parceira e trouxe seus processos que não tinham mais possibilidade de discussão sobre o mérito e isso representou uma mudança de paradigma da Caixa Econômica Federal, que deixou a sua posição cômoda de não fazer acordo. Com essa parceria junto ao Cejusc temos trazido processos para acordos,” relatou.

Inaugurado em junho de 2017, o CEJUSC foi criado com o objetivo de solucionar conflitos de forma participativa e solidificar a cultura da conciliação.

 

 

Fotos: Roberta Dias