Ministros do TST recebem a Ordem do Mérito do Trabalho
- Publicado: Quinta, 29 Novembro 2018
Honraria é concedida a personalidades que se destacam pelos serviços prestados em favor das relações de trabalho
Ministros do Tribunal Superior do Trabalho foram homenageados, nesta quarta-feira (28), com a comenda da Ordem do Mérito do Trabalho Getúlio Vargas, concedida pelo Ministério do Trabalho. As medalhas foram entregues a diversas personalidades em cerimônia no TST.
O presidente do Tribunal, ministro Brito Pereira, recebeu a comenda no grau Grã-Cruz do presidente da República, Michel Temer. “Para nós foi uma felicidade receber a solenidade organizada pelo Poder Executivo no ramo do Poder Judiciário que cuida das relações de trabalho", afirmou o presidente do TST.
Tambem foram homenageados os ministros Renato de Lacerda Paiva, vice-presidente, Ives Gandra Martins Filho e Aloysio Corrêa da Veiga. ex-ministros do TST também foram homenageados, como o ministro Luiz Philippe Vieira de Mello (in memoriam) que foi ministro do TST entre os anos de 1985 e 1990 e o ministro Almir Pazzianotto Pinto, que presidiu o TST no biênio 2000-2002.
Receberam a homenagem no mesmo grau a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, a ministra-chefe da Advocacia-Geral da União, Grace Mendonça e a ministra do Tribunal de Contas da União, Ana Arraes.
Ao final da cerimônia, o ministro do Trabalho, Caio Vieira de Mello, lembrou que o Ministério do Trabalho foi o “embrião da Justiça do Trabalho”. “O Ministério do Trabalho, seio dos direitos sociais com a Justiça do Trabalho, faz o direito social ser efetivo", disse.
Várias outras personalidades também foram agraciadas nos graus grande oficial, comendador, oficial e cavaleiro. Entre eles estão parlamentares, ministros de outros tribunais superiores, ministros de Estado, presidentes de tribunais de justiça, além de representantes das embaixadas do Japão, da Coreia do Sul e da Argentina.
Prêmio
O prêmio presta uma homenagem a pessoas que tenham contribuído para o desenvolvimento e para a modernização das relações de trabalho no Brasil. A Ordem do Mérito do Trabalho Getúlio Vargas foi criada em outubro de 2007 ao substituir a premiação anterior, que data de novembro de 1965.
Também foram lembradas entidades como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), a Federação Nacional das Associações Pestalozzi e as Santas Casas de Misericórdia de Belo Horizonte, Cuiabá, Juiz de Fora e Porto Alegre, além do Instituto Nhá Chica, do Banco do Bem, das Cáritas Brasileiras, dos Colégios Galois e Marista João Paulo II, da Faculdade de Direito Milton Campos, da Guayí, da Loja Maçônica União e Perseverança 947, da União dos Escoteiros do Brasil e do Esquadrão de Demonstração Aérea.
Fonte: TST