TRT20 recebe segunda edição da ação Sol na Medida da ANAJUSTRA
- Publicado: Terça, 19 Fevereiro 2019
Na manhã desta terça-feira, 19/02, a Associação Nacional dos Servidores da Justiça do Trabalho (ANAJUSTRA) realizou a segunda edição da ação Sol na Medida. O evento aconteceu no auditório da EJUD, no Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT20), e teve como objetivo alertar os servidores sobre os riscos da exposição solar desprotegida e estimulá-los a prevenir o câncer de pele.
De acordo com a Gerente Administrativa da ANAJUSTRA, Gelice Prado, além de trazer informação, a ação é uma oportunidade de interação entre a Associação e os servidores. “Este é um momento de bater um papo, levantar demandas, de ouvir o que os servidores estão precisando. Por mais que os nossos canais de comunicação sejam abertos, entendemos que essa relação mais próxima só vem enriquecer o posicionamento da Associação”, destacou a Gerente que também aproveitou a ação para fazer um levantamento dos hábitos de consumo dos servidores do TRT20.
“Nós entendemos que cada região tem as suas particularidades e devem ser respeitadas. Os servidores não são todos iguais, tem demandas diferentes. Por isso, aproveitamos esse momento para fazer um levantamento do perfil dos servidores de Sergipe para poder trazer mais benefícios aos associados”.
Aracaju foi a primeira cidade a receber a programação do Bem Viver em 2019, que também passará por Belém, Brasília e Goiânia, contando com os mesmos parceiros do ano passado: a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a Drogasil e a L’Oreal, além das administrações dos TRTs.
Durante o evento servidores receberam Kits, orientações sobre a doença e puderam usufruir do serviço de limpeza de pele.
O câncer de pele
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer de pele. Para o biênio 2018/2019, a estimativa é de 165.580 mil novos casos de câncer de pele não melanoma, tipo mais frequente no Brasil.
Apresenta altos percentuais de cura, se for detectado e tratado precocemente. Entre os tumores de pele, é o com maior incidência e de menor mortalidade, porém, se não tratado adequadamente pode deixar mutilações bastante expressivas.
Mais comum em pessoas com mais de 40 anos, o câncer de pele é raro em crianças e negros, com exceção daqueles já portadores de doenças cutâneas. Porém, com a constante exposição de jovens aos raios solares, a média de idade dos pacientes vem diminuindo.
Pessoas de pele clara, sensíveis à ação dos raios solares, com história pessoal ou familiar deste câncer ou com doenças cutâneas prévias são as mais atingidas.
Na medida
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda evitar a exposição solar nos horários mais quentes das 10h às 15h, lembrando que no Nordeste o sol forte começa às 9h e no Centro-Oeste costuma se estender até às 16h. O protetor solar não é a única medida de fotoproteção, devemos lembrar de procurar a sombra (árvores, guarda-sóis, tendas, etc.) e utilizar roupas, chapéus, bonés e óculos escuros para auxiliar na proteção.
Fotos: Roberta Dias/Ascom