• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

OAB promove evento em homenagem ao Dia da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 08/03, foi marcado por um evento especial promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE), através da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE) e a Escola Superior de Advocacia, e com o apoio do Conselho Estadual da Jovem Advocacia.

O evento foi intitulado de “Mulher: Cuide-se!” e contou com uma programação diversificada, com a realização de atividades voltadas para o autocuidado, saúde e bem-estar das mulheres. Foram oferecidas atividades interativas como intervenções artísticas, curso rápido de defesa pessoal, vídeos e fotos, além de um lounge de beleza, onde as advogadas e demais participantes usufruíram de serviços como massagens relaxantes, cabeleireiros, esmaltação de unhas e maquiagem.

De acordo com o Presidente da OAB, Inácio Krauss, o evento celebra as conquistas já alcançadas e traz reflexões importantes sobre a luta das mulheres por direitos igualitários.

“Quando assistimos e lemos os jornais nos preocupa a notícia sobre o aumento do feminicídio, tema que já é uma preocupação muito grande da nossa Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da nossa OAB, mas tenho certeza que esse aumento é decorrente daqueles que ainda acham que as mulheres querem competir; querem ser adversárias dos homens. Temos que mostrar que as mulheres querem somente igualdade e respeito, garantidos constitucionalmente”, afirmou Inácio Krauss.

A Presidente do TRT20, Desembargadora Vilma Leite Machado Amorim e o Vice-Presidente, Desembargador Thenisson Santana Dória participaram do evento. Drª Vilma falou sobre a importância de buscar e praticar a igualdade de possibilidades e material para as mulheres, uma vez que a formal, já foi conquistada conforme prevê a Constituição da República.

“Estamos à frente da administração do TRT20 e para compor os cargos estratégicos de gestão escolhemos mulheres que são servidoras concursadas da casa. Depois de 25 anos de instalação do Tribunal, encontra-se em exercício nossa primeira Diretora-Geral, Mônica Barreto. Temos homens também na nossa administração, pois é muito importante que possamos caminhar lado a lado. Nós temos que fazer valer a igualdade material. Já percorremos um caminho muito longo, conquistamos a igualdade formal, mas precisamos caminhar, buscar e praticar essa igualdade. É necessário sairmos dos discursos e irmos à prática”, afirmou a Desembargadora Presidente.

A Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB, Adélia Moreira Pessoa, ressaltou a importância do Dia Internacional da Mulher, para que possamos refletir sobre como foi longo o caminho percorrido pela mulher em sua busca da equidade.

“Não podemos esquecer que a nossa caminhada não admite paradas, a não ser para tomar fôlego para prosseguir nas lutas, pois também longo será o caminho a percorrer. Os dados sobre a violência contra a mulher no Brasil são alarmantes. Quantas mulheres morrem pelo fato de serem mulheres, diariamente no Brasil? Elas morrem no lugar mais inseguro para a mulher – a sua casa. As pesquisas mostram isso, que a casa é o lugar mais inseguro para a mulher. E quando se trata de mulher LBT aí piora a situação”, alertou.

Adélia Pessoa chamou a atenção também para a partilha de responsabilidades e tarefas entre homens e mulheres. “A Constituição de 1988 diz que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, mas e na vida diária será que as mulheres têm isso? Nós temos igualdade nos salários, igualdade na partilha, na divisão do trabalho doméstico? Se cada mulher conseguir que o seu parceiro, o seu companheiro divida as responsabilidades esse é um grande caminho”, enfatizou.

Fotos: Daniela Sampaio/Ascom