• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Um Ato Público foi realizado na noite dessa segunda-feira, 1º de abril, na sede da OAB/SE, para lançamento da Campanha Abril Verde. O evento foi uma iniciativa do Grupo de Trabalho Interinstitucional da 20ª Região (Getrin20), instituído pelo Programa Trabalho Seguro, da Justiça do Trabalho, e teve como ponto principal a iluminação do prédio da Ordem dos Advogados, na cor verde, que é símbolo da Campanha.

Segundo o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT20), desembargador Thenisson Santana Dória, o Abril Verde é uma Campanha que tem como intuito alertar a sociedade para os acidentes de trabalho, as doenças ocupacionais e também a necessidade de termos um ambiente de trabalho saudável e seguro.

“Resolvemos trazer para sociedade os propósitos da Campanha e o prédio da OAB foi escolhido por ser um local de grande visibilidade e por representar a sociedade civil. Hoje, em média, temos um acidente a cada 4 minutos, mais de 700 mil acidentes por ano, havendo ainda possibilidade de um acréscimo nesses números em decorrência da subnotificação de acidentes de trabalho. Por isso, é necessária essa conscientização e sensibilização para a necessidade da segurança e da prevenção de acidentes de trabalho”, relatou o desembargador.

Para o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT/SE), Emerson Albuquerque Resende, este é um momento importante para sinalizar e envolver toda a sociedade sergipana na prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais. “Não podemos esquecer de cuidar da saúde no ambiente do trabalho. Com a precarização provocada pela reforma trabalhista o número de acidentes aumentou no Brasil. No ano de 2018, foram registrados 789 mil, o que dá uma morte a cada 3h30. Em Sergipe, nos últimos 6 anos ocorreram 17 mil acidentes e 121 mortes, um número elevado, seguindo o quadro do país, por isso, temos que conscientizar para mudar essa realidade”, destacou.

O Brasil tem um dos maiores índices quando o assunto é acidente de trabalho, ocupando a 4ª posição. De acordo com o presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, a situação é preocupante e a questão deve ser levada à sociedade. “Só com um programa de conscientização e prevenção aos acidentes de trabalho é que teremos uma diminuição nestes índices. Desta forma, a OAB como integrante do Getrin20 se sente muito feliz e estará engajada nesta causa”, ressaltou.

A Campanha terá continuidade durante todo o mês de abril com ações alusivas ao tema. Uma delas será a palestra sobre “Violências no Ambiente de Trabalho: Enfrentamento e Superação”, ministrada pelo desembargador Thenisson Dória, no dia 10/04, para alunos do curso fundamental do SESI. O Getrin20 também participará do Fórum de Prevenção de Acidentes do Trabalho, no dia 29/04, realizado pelo Núcleo de Vigilância do Trabalho, da Secretaria de Estado da Saúde, com palestras do juiz do trabalho Alexandre Manuel Rodrigues Pereira e do procurador do trabalho Albérico Luís Batista Neves.

O Getrin20 tem como atribuições propor, planejar e acompanhar os programas e ações pactuados, voltados à prevenção de acidentes do trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, possibilitando que cada órgão atue no desenvolvimento das ações planejadas pelo Grupo, no decorrer do ano. É integrado por diversas instituições parceiras, dentre elas: Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região, Ministério Público do Trabalho (MPT), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Sergipe (SRTE/SE), Advocacia-Geral da União (AGU) - Procuradoria Federal em Sergipe, Serviço Social da Indústria (SESI/SE), Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Sergipe (OAB/SE) e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Fotos: Márcio Garcez