• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Nesta quarta-feira, 10/04, a presidente do Tribunal Regional da 20ª Região (TRT20), Vilma Leite Machado Amorim, lançou a campanha de Humanização do Ambiente de Trabalho, que tem como base as diretrizes traçadas pela atual gestão e o objetivo de sensibilizar magistrados, servidores, terceirizados e estagiários quanto à utilização de suas potencialidades em prol de um ambiente laboral saudável e gratificante.

Na abertura do evento, a presidente do TRT20 falou um pouco sobre a Campanha e a importância de um local de trabalho harmônico e humanizado.

“O que eu quero dizer de forma bem objetiva é que só podemos dar aquilo que nós temos. É preciso buscar uma reflexão em cada um, pois esta Campanha é para todos. Não adianta que somente o chefe se preocupe, que só um dentro do setor se preocupe em humanizar o ambiente, que é de todos. Estamos no mês de abril, que é um mês dedicado ao ambiente de trabalho. Quando a gente fala em ambiente saudável não é apenas o espaço físico, envolve a proteção, a parte física e mental. Se a gente não está bem psicologicamente, emocionalmente, não temos como refletir isso no ambiente de trabalho”, destacou.

A chefe do Setor de Acompanhamento e Avaliação (SAVA), Robsneia de Paula Machado Souza, ressaltou os benefícios do local de trabalho humanizado e parabenizou a gestão pela intenção de promover ambientes mais saudáveis. “Lógico que sempre trabalhamos visando alcançar os objetivos fins, mas sem perder de vista a qualidade de vida de todos nós que estamos envolvidos nesse processo. Cabe a nós enquanto partes desse processo nos questionarmos como podemos ajudar nessa Campanha. Não somos um processo eletrônico, somos uma peça desse grande quebra-cabeças, que é a nossa Instituição. Podemos colocar uma plantinha na nossa mesa, melhorar a nossa organização, colocar o porta-retratos e sair contaminando quem está ao nosso lado para perceber o ganho disso. É fato que quando chegamos num ambiente mais harmonioso o sentimento é de tranquilidade; estamos vendo ambientes assim já aqui no Tribunal e estamos vendo o efeito disso”.

A desembargadora Maria das Graças Monteiro Melo também esteve presente no lançamento da Campanha e salientou como é satisfatório se sentir feliz no ambiente de trabalho. “Não podemos formar ilhas em ambientes tão pequenos. Tem que ser um ambiente mais integrado, olhar para o seu colega é muito importante. Sinto muita satisfação em estar no meu trabalho e minha felicidade é sair sabendo que fiz a minha parte. O que sentimos é o comprometimento com a instituição e levar felicidade para o jurisdicionado, que vê a solução de seus casos e resultados. Tudo isso é importante, gostar do que a gente faz e se sentir mais integrado no ambiente de trabalho”.

Como forma de incentivar os servidores e magistrados, durante o evento de lançamento um representante de cada Unidade recebeu um vaso de flores e um quadro com a marca da campanha de Humanização. A entrega foi realizada pela presidente do Regional, desembargadora Vilma Amorim; pelo desembargador José Aurino Mendes Brito; pela desembargadora Maria das Graças Melo e pela diretora-geral, Mônica Barreto.

Fotos: Roberta Dias/Ascom