Curso Intensivo de Formação Continuada para Magistrados teve início nesta segunda-feira
- Publicado: Segunda, 03 Junho 2019
Teve início nesta segunda-feira, 03/06, o XVII Curso Intensivo de Formação Continuada para Magistrados, promovido pela Escola Judicial do TRT20 (EJUD20), que reúne desembargadores e juízes do Tribunal, com o objetivo de produzir debates, estudos e reflexões sobre o ofício de julgar.
O desembargador Jorge Antônio Andrade Cardoso, diretor da EJUD20, realizou a abertura do evento destacando a importância da formação continuada. Na oportunidade, ele falou ainda da satisfação em atuar na administração da atual presidente do Tribunal. “É muito importante que nós tenhamos esse encontro a cada semestre, que em uma semana nos dediquemos a refletir, assimilar a experiência de vários profissionais e várias áreas que são muito importantes para o nosso dia a dia, para a nossa saúde, para que possamos estar bem e prestarmos uma melhor jurisdição. Eu aproveito o momento para dizer publicamente da satisfação de atuar na presidência de Dra. Vilma. Espero que possamos desempenhar um bom trabalho nos próximos dois anos, em perfeito entrosamento, ajudando cada vez mais a administração no esforço em oferecer melhores condições aos magistrados e servidores”, disse.
Em seu discurso, a desembargadora e presidente do TRT20, Vilma Leite Machado Amorim, falou sobre o fortalecimento da EJUD e a harmonia entre a Escola e a administração do Tribunal. “É uma satisfação muito grande estar aqui e participar da formação dos novos e dos antigos. O nosso pensamento é o de fortalecimento da EJUD, não só em termos de capacitação e treinamento dos magistrados, mas também dos servidores. Alguns Tribunais já estão passando por essa experiência de se responsabilizar por toda a formação e enquanto isso não acontece, quero deixar registrado publicamente os agradecimentos a Dr. Jorge, que tem compreendido a necessidade de nos auxiliar com os servidores que estão lotados na Escola e em outros setores. A harmonia é importante e ela existe, e possibilita a capacitação e o entrosamento”, comentou.
A coordenadora da EJUD, a juíza Flávia Moreira Guimarães Pessoa, apresentou a programação do curso, que traz três conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tem como um de seus objetivos exatamente o de desmistificar a visão do judiciário de que o Conselho apenas cobra metas. “O CNJ tem uma atuação grande em diversos aspectos e diversas comissões. Trouxemos muitos casos atuais e temas que tem a ver com o dia a dia da magistratura”, explicou.
“É uma alegria enorme poder participar desse curso porque a experiência que tenho no CNJ é a experiência que vem da advocacia. Eu represento a advocacia nacional, 1,3 milhões de inscritos na OAB. Essa vivência trazida para a magistratura traz um olhar diferenciado e essa troca de experiências é salutável”, declarou o conselheiro do CNJ Valdetario Andrade Monteiro, que ministrou aula sobre ‘Processo Administrativo Disciplinar’.
O Curso de Formação Continuada para Magistrados acontecerá até a sexta-feira, 07/06, no Hotel Real Classic e traz em sua programação palestras sobre aperfeiçoamento de julgamento e tomada de decisão a partir da neurociência, inovações na Reforma Trabalhista, arbitragem no Processo de Trabalho, saúde de magistrados e o enfrentamento ao trabalho escravo.
Fotos: Fábio Pamplona/Ascom