• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

O segundo dia do XVII Curso de Formação Continuada dos Magistrados, ocorrido nesta terça-feira , 04/06, no Hotel Real Classic, foi marcado por oficina de um tema inovador “ Pró-excelência: aperfeiçoando o julgamento e a tomada de decisão a partir da Neurociência”.

O Pró-excelência — Programa de Aprimoramento da Alta Performance e Excelência de Magistrados — foi implantado no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios ( TJDFT), pela psicóloga e neurocientista Regina Lúcia Nogueira, que palestrou aos magistrados do TRT20 sobre a prática, que visa manter e potencializar o funcionamento cerebral de profissionais de alta performance, baseado em princípios e estudos da Neurociência e da Psicologia, que favorecem a utilização de funções como julgamento, tomada de decisão, gestão de emoção, atenção e concentração.

“Os juízes e desembargadores se deparam no seu dia a dia com inúmeras tomadas de decisão . O que a gente considera julgar do ponto de vista da neurociência? É avaliar alternativas de caminhos e a tomada de decisão é escolher um dentre os caminhos. Para que isso aconteça da melhor forma possível, a gente precisa utilizar o cérebro e o organismo como um todo. A ideia dessa oficina foi trazer o conhecimento da neurociência sobre como o cérebro funciona para julgar e tomar decisão para que o magistrado possa trazer esse conhecimento a seu favor, da maneira mais efetiva possível.” , explicou Regina Lúcia.

O Curso de Formação Continuada para Magistrados acontecerá até a sexta-feira, 07/06, e traz ainda em sua programação palestras sobre inovações na Reforma Trabalhista, arbitragem no Processo de Trabalho, saúde de magistrados e o enfrentamento ao trabalho escravo.

Fotos: Fábio Pamplona/Ascom