TRT20 coordena implantação do projeto “PJe em Containers” em Tribunais pilotos
- Publicado: Quarta, 12 Junho 2019
Servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do TRT da 20ª Região concluíram no final do mês de maio o trabalho de coordenação da instalação da nova infraestrutura do Pje nos TRT12 e TRT15. O processo de implantação foi uma etapa integrante do projeto “PJe em Containers”.
De acordo com o secretário da Setic, Marcos Xavier de Almeida Barretto, esse projeto surgiu de uma oferta do TRT20 para o Conselho Superior de Justiça de Trabalho (CSJT). “Já tínhamos implementado essa infraestrutura ágil aqui no Tribunal para todos os nossos sistemas, com exceção do PJe, porque a forma de implantação dele é regulada pelo Conselho. Desse modo, quando estávamos seguros de que realmente era viável e trazia ganhos, entramos em contato com o TST e CSJT. Oferecemos e eles aceitaram a oferta. Dessa forma, foi criado esse projeto que é o PJe em Containers”, explicou.
O projeto vem sendo trabalhado pela Setic desde 2018, com o objetivo de ser implantado em Tribunais de pequeno, médio e grande porte. “Conseguimos fazer a implantação, definir a tecnologia para o PJe e estabilizamos no TRT20. Depois implantamos no TRT12, que é um Regional de médio porte e, por último, a fase dos pilotos foi encerrada com sucesso no TRT15, que é um Tribunal de grande porte”, destacou Marcos Xavier.
A mudança de tecnologica é relevante na forma de instalação do PJe, que traz a Justiça do Trabalho para a vanguarda tecnológica, unindo-se às grandes empresas mundiais como, por exemplo, Facebook, Netflix, Sony, Google e Amazon. Para Gustavo Ibarra, diretor de TIC do TRT12, “Esta evolução da infraestrutura do PJe está sendo vista na equipe de TIC como uma verdadeira revolução. Penso que estamos entrando em uma nova era da infraestrutura da JT”.
Principais ganhos decorrentes da nova infraestrutura são: maior agilidade nas implantações de novas versões do Pje; redução de riscos de mau funcionamento do Pje; desoneração da equipe de TIC, em particular da infraestrutura, nas manutenções do Pje; melhor desempenho do sistema, refletindo na sua imagem perante os jurisdicionados; maior satisfação da equipe de TIC, em função da oportunidade de trabalhar com tecnologia de ponta, e maior satisfação dos usuários do PJe internos e externos, por perceberem significativa melhora no desempenho do sistema.
O próximo passo do projeto “Pje em Containers” será a liberação para implantação nos demais Regionais, consolidando a utilização da nova arquitetura em toda a Justiça do Trabalho e concluindo com sucesso mais um projeto pioneiro liderado pelo TRT20.
Conheça o Projeto
O “PJe em Containers” é um projeto nacional que visa a evolução da infraestrutura do PJE-JT para tecnologias de ponta. A reestruturação possibilita redução de cerca de 30% no uso de recursos computacionais em toda a Justiça Trabalhista, gerando uma economia financeira que poderá ser destinada a outras áreas da JT. Além da economia, outros benefícios diretos são a automatização na implantação de novas versões do PJE e a simplificação no gerenciamento dos servidores da aplicação, tornando o sistema mais estável e diminuindo sua indisponibilidade. Após vários testes e melhorias, em dezembro de 2018 o TRT20 passou a utilizar a nova arquitetura, tornando-se o primeiro regional da JT a ter o PJE implantado na infraestrutura ágil.
![]() |
![]() |