Representantes do TRT20 e da Caixa acompanham lançamento de Alvará Eletrônico do PJe
- Publicado: Quarta, 07 Agosto 2019
Na manhã desta quarta-feira, 07/08, aconteceu o lançamento nacional do Alvará Eletrônico do PJe da Justiça do Trabalho. O evento, realizado no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (PE), foi acompanhado por representantes do TRT20 e da Caixa Econômica Federal através da transmissão ao vivo, no Auditório da Escola Judicial (EJUD20).
O superintendente regional da Caixa, Diego Carraro, falou sobre a importância da interligação entre o Banco e os Tribunais Regionais do Trabalho. Segundo ele, tal avanço irá melhorar a eficiência nos atendimentos.
“Nós sabemos que o volume de processos dentro da Justiça do Trabalho é muito grande e precisa de um quantitativo também muito grande de pessoas para atender o cidadão com a eficiência que vocês atendem, e com a Caixa não é diferente. Nós estamos juntos nessa parceria! Nós já tínhamos uma interligação na questão do depósito judicial mas, na minha concepção, a questão do alvará ajudará muito”, enfatizou.
O subsistema do PJe permitirá que as VT tenham acesso aos dados das contas judiciais vinculadas aos seus processos, tornando mais fácil e segura a emissão de alvarás judiciais para a Caixa Econômica Federal, reduzindo o risco de fraudes e permitindo maior agilidade na execução trabalhista.
“Essa mudança vai fazer com que a gente trabalhe como se estivesse dentro do banco. Então, isso evitará erros nos valores e/ou em números de contas. O que facilitará muito o nosso trabalho”, comenta o diretor da 6ª Vara do Trabalho de Aracaju, Carlos Everton Souza Lisboa.
Funcionalidades
O Alvará Eletrônico permite a emissão de guias de depósitos judiciais e de alvará de levantamento de valores de forma eletrônica, direto do próprio PJe. Por meio do novo agrupador de dados financeiros, é possível verificar a existência de saldos na conta vinculada do processo junto à Caixa Econômica Federal. Assim, o magistrado pode emitir alvarás eletrônicos diretamente à CEF.
As Varas do Trabalho também poderão emitir, pesquisar ou cancelar alvará de liberação de valores, gerar boletos online e receber notificações do banco sobre todos os pagamentos efetuados nos processos.
O gerente do projeto, o analista do TRT6 Anderson Andrade, explicou que o principal objetivo é aumentar a segurança, mas também se esperam benefícios como economia de papel e maior celeridade de procedimentos administrativos nas varas do trabalho e bancos. Durante o lançamento do Alvará Eletrônico do PJe, o analista informou que em caso de dúvidas sobre o funcionamento do subsistema é possível entrar em contato com ele através do e-mail anderson.andrade@trt6.jus.br ou pelo número (81) 3428-0549.
Fotos: Julia Freitas/Ascom